quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Conab revisa dados e aponta melhor produtividade do arroz em Mato Grosso

PUBLICIDADE

|788|

A produtividade do arroz será 9,2% maior na atual safra em Mato Grosso. A constatação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que revisou os dados publicados no relatório de dezembro. No documento anterior, a companhia apontava uma produtividade média de 3.130 quilos por hectare. Agora, prevê um índice de 3.142 quilos por hectare. A estimativa tem por base “as boas condições climáticas”. 

Apesar disso, a Conab destaca que a área plantada em Mato Grosso deve sofrer uma redução na atual safra, em comparação à safra anterior. O relatório divulgado esta semana aponta que a diminuição deve ser de 30 mil hectares. Com isso, o plantio, que está em fase final, não deve passar de 122 mil hectares (na safra anterior chegou a 152,5 mil hectares). No levantamento anterior, publicado em dezembro, a companhia já previa a redução. “A diminuição pode ser justificada pelo avanço da soja no espaço antes destinado ao arrozal”.

Com base em uma avaliação feita no final de dezembro, a Conab destaca que a maior parte das lavouras está em desenvolvimento vegetativo e os trabalhos de semeadura das áreas remanescentes serão finalizados nas primeiras semanas de janeiro. A produção prevista é de 381,9 mil toneladas do cereal na safra 2016/17, volume 12,9% inferior ao registrado na safra passada, quando foram produzidas 438,6 mil toneladas de arroz.

Em Mato Grosso a maior parte do arroz é plantada em forma de sequeiro. O Estado possui no Brasil a maior área cultivada nesta modalidade. 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Herbert de Souza (foto: Paulo Lanzetta/Embrapa/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso cai 4%

O preço do milho disponível no Estado caiu 4,45%...
PUBLICIDADE