Agronotícias

Conab estima aumento de área plantada, produtividade e produção de algodão em Mato Grosso

Mato Grosso deve registrar aumentos na área plantada, na produtividade e na produção de algodão na safra 2019/2020. É o que prevê o 8º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última semana.

O órgão estima que Mato Grosso plantou 1,160 milhão de hectares na atual safra (a qual ainda não tem números consolidados, uma vez que está em andamento). Caso o resultado se confirme, será um aumento de 7% em relação à área plantada na safra anterior, 1,092 milhão de hectares.

A Conab também estima aumento de 0,3% na produtividade, que deve chegar a 4,2 mil quilos por hectare. “Em Mato Grosso, de maneira geral, as condições das lavouras são muito boas e existem boas perspectivas para aumento na produtividade média, levando em consideração os melhores pacotes tecnológicos empregados. As lavouras estão em estádio reprodutivo, mesmo com o volume de chuvas menor que o registrado na safra passada, não há indícios que o quadro de restrição de chuvas deverá afetar a produtividade média da safra atual”, diz a companhia.

A previsão da Conab é de que Mato Grosso produza pouco mais de 5 milhões de toneladas de algodão, 7,4% a mais que em 2018/2019. Desse total, a companhia estima que sejam 2 milhões de algodão em pluma e 3 milhões de caroço de algodão.

Conforme o levantamento, Mato Grosso seguirá como o grande produtor da fibra no Brasil, com produção maior do que todas as outras regiões somadas. De acordo com a Conab, o país deve plantar 1,6 milhão de hectares e produzir 7,1 milhão de toneladas.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)