PUBLICIDADE

Com desvalorização do Real, carne mato-grossense vende mais no exterior

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) disponibilizou, na última semana, os dados da exportação da carne bovina in natura referentes a janeiro deste ano. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, o volume total exportado por Mato Grosso subiu 14,9%, passando de 20,8 mil toneladas para 23,9 mil toneladas.

Conforme análise feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), parte do crescimento foi devido, principalmente, à demanda dos países como a China e os Emirados Árabes Unidos, que compraram de Mato Grosso volumes 80,71% e 472,31% maiores, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em contrapartida, segundo o instituto, o quilo da carne mato-grossense foi vendido por um valor 16,25% menor em dólar e 2,42% em real. Para os analistas, tais dados demonstram que a carne mato-grossense ficou mais barata na moeda estrangeira.

“Esse cenário foi possível pela valorização da moeda americana ante o real, que ficou em média R$ 3,74. Dessa forma, vê-se que essa posição mais competitiva no mercado internacional para Mato Grosso permitiu o aumento das exportações diretas com o mercado chinês, a aproximação com a Rússia e com os Emirados Árabes Unidos”, apontou o IMea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE