quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Com desvalorização do Real, carne mato-grossense vende mais no exterior

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) disponibilizou, na última semana, os dados da exportação da carne bovina in natura referentes a janeiro deste ano. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, o volume total exportado por Mato Grosso subiu 14,9%, passando de 20,8 mil toneladas para 23,9 mil toneladas.

Conforme análise feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), parte do crescimento foi devido, principalmente, à demanda dos países como a China e os Emirados Árabes Unidos, que compraram de Mato Grosso volumes 80,71% e 472,31% maiores, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em contrapartida, segundo o instituto, o quilo da carne mato-grossense foi vendido por um valor 16,25% menor em dólar e 2,42% em real. Para os analistas, tais dados demonstram que a carne mato-grossense ficou mais barata na moeda estrangeira.

“Esse cenário foi possível pela valorização da moeda americana ante o real, que ficou em média R$ 3,74. Dessa forma, vê-se que essa posição mais competitiva no mercado internacional para Mato Grosso permitiu o aumento das exportações diretas com o mercado chinês, a aproximação com a Rússia e com os Emirados Árabes Unidos”, apontou o IMea.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Concluído plantio de milho em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que a...

Preço do boi gordo em Mato Grosso fica estável

A baixa demanda interna por carne bovina no Estado,...
PUBLICIDADE