PUBLICIDADE

Com “ótima” renda e 100% de comercialização antecipada, MT aumenta produção de mamona

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

Mato Grosso aumentou a produção de mamona na safra 2017/18. O resultado consta no boletim de grãos, divulgado, nesta terça-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Estado, conforme o levantamento, produziu 2,4 mil toneladas, 71,4% a mais que na safra 2016/17, que registrou a produção de 1,4 mil toneladas.

Segundo a Conab, a cultura tem sido opção de segunda safra, principalmente, nas regiões Oeste (1,2 mil hectares) e Sudeste (1,5 mil hectares) do Estado. De acordo com o órgão, o cultivo de mamona em Mato Grosso teve “ótima remuneração oferecida pelo mercado” e 100% da produção foi comprada antecipadamente pelas indústrias.

No Estado, a área cultivada subiu 67,7% entre as duas safras, passando de 1,6 mil hectares para 2,7 mil. “O cultivo da mamona voltou recentemente ao Mato Grosso e a expectativa é que haja aumento de área nas próximas safras”, diz a Conab.

A colheita da mamona, em Mato Grosso, começou em agosto e deve ser encerrada este mês. Segundo a Conab, a tecnologia empregada é “relativamente baixa” e a produtividade média, assim como na safra anterior, deve se manter em 900 quilos por hectare.

No Brasil, as estimativas para a safra 2017/18 é de aumento de área, alcançando 31,8 mil hectares, que representa acréscimo de 13,6% em relação à safra passada, que foi de 28 mil hectares. O país deve produzir pouco mais de 20 mil toneladas na safra atual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Chuvas irregulares preocupam sojicultores em Mato Grosso, diz instituto

As chuvas no Estado tiveram irregularidade, nos últimos 30...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sobe 1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Soja disponível em Mato Grosso cai 0,40%

A saca da soja disponível teve queda de 0,40%,...
PUBLICIDADE