quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Chuvas deram ‘fôlego’ para pastagens em Mato Grosso mas instituto faz alerta

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Os bons volumes de chuvas registrados em outubro e novembro, em Mato Grosso, deram fôlego às pastagens do Estado, favorecendo a atividade pecuária. Porém, com o desempenho dos últimos 45 dias, este fôlego pode diminuir.  O resultado do regime pluviométrico no 4º trimestre, aponta que, em 2018, diferentemente dos últimos três anos, o volume de chuvas diminuiu no mês de dezembro, chegando a média de 206 mm, que é o menor patamar desde 20o16.

“Esse fato pode influenciar diretamente na alimentação dos bovinos do Estado, já que a capacidade de geração de matéria seca nas pastagens sofre com a redução das chuvas e também com os piores índices de luminosidade (que também ocorreu durante dezembro passado). E as previsões para o encerramento deste mês (janeiro) alertam para uma continuação deste cenário”, analisam os economistas do IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, no boletim semanal divulgado ontem.

Os dados dos índices pluviométricos são de diversos municípios mato-grossenses como Sinop, Itaúba, Rondonópolis, Campo Novo dos Parecis, Diamantino, Canarana, dentre outros.

O clima mato-grossense tem seus padrões definidos, com as chuvas ganhando volume a partir do mês de outubro e se intensificando, normalmente, até fevereiro.

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...
PUBLICIDADE