PUBLICIDADE

Chuvas deram ‘fôlego’ para pastagens em Mato Grosso mas instituto faz alerta

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Os bons volumes de chuvas registrados em outubro e novembro, em Mato Grosso, deram fôlego às pastagens do Estado, favorecendo a atividade pecuária. Porém, com o desempenho dos últimos 45 dias, este fôlego pode diminuir.  O resultado do regime pluviométrico no 4º trimestre, aponta que, em 2018, diferentemente dos últimos três anos, o volume de chuvas diminuiu no mês de dezembro, chegando a média de 206 mm, que é o menor patamar desde 20o16.

“Esse fato pode influenciar diretamente na alimentação dos bovinos do Estado, já que a capacidade de geração de matéria seca nas pastagens sofre com a redução das chuvas e também com os piores índices de luminosidade (que também ocorreu durante dezembro passado). E as previsões para o encerramento deste mês (janeiro) alertam para uma continuação deste cenário”, analisam os economistas do IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, no boletim semanal divulgado ontem.

Os dados dos índices pluviométricos são de diversos municípios mato-grossenses como Sinop, Itaúba, Rondonópolis, Campo Novo dos Parecis, Diamantino, Canarana, dentre outros.

O clima mato-grossense tem seus padrões definidos, com as chuvas ganhando volume a partir do mês de outubro e se intensificando, normalmente, até fevereiro.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE