PUBLICIDADE

Chuvas atrasam ainda mais colheita da soja no Nortão e causam prejuízos

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba/Lucas Torres de Sorriso (fotos: reprodução e assessoria)

As intensas chuvas na região Norte continuam atrasando a colheita da soja. A projeção divulgada, ontem, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) é de 57% da área total colhida. A nível estadual o atraso é de 31 pontos percentuais em relação a colheita do ano passado.

Ontem e hoje choveu novamente em diversos município. Em Sorriso, maior produtor nacional de soja, o distrito de Primeirinha foi um dos mais atingidos. A estimativa é que tenha chovido mais de 250 milímetros e em uma fazenda a soja foi coberta pela água. Dos mais de 605 mil hectares plantados, a colheita ocorreu em 70%.

“É um grande impacto. Por enquanto não dá para saber o prejuízo, só depois que as máquinas entrarem, mas deve passar de 10%. Também paralisa muito a colheita que já está atrasada. Só vai poder voltar a colher depois que o solo secar. Agora, depende muito do clima. Se tiver alguma coisa do milho também perde. Não tem oxigênio e morre”, apontou ao Só Notícias, o presidente do Sindicato Rural, Silvano Filipetto.

De acordo com o Instituto Climatempo, hoje tem 90% de probidade de mais chuva na capital do Agronegócio. Pode chover até 25 milímetros.

Em Lucas do Rio Verde que tem, em média, 250 mil hectares de lavoura de soja, a colheita também está sendo prejudicada pelas chuvas, segundo o presidente do Sindicato Rural, Antônio Izac Fraga Lira. Ainda falta colher 30% e em algumas fazendas parte da safra está apodrecendo devido a grande umidade. A estimativa é de prejuízo nessa reta final. Se o tempo ajudar, a safra deve ser totalmente colhida em 20 dias. Porém, esta não é a única preocupação do homem do campo. A safra do milho também está atrasada e com as chuvas não há como fazer a aplicação dos defensivos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE