segunda-feira, 2/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Carne brasileira é embargada por Europa, China, Coréia do Sul e Chile após operação da PF

PUBLICIDADE

|554|

Europa, China, Chile e Coreia do Sul anunciaram o embargo da carne brasileira de empresas envolvidas na fraude no setor, denunciada pela Polícia Federal, na última sexta-feira (17). Hoje, autoridades europeias suspenderam quatro empresas envolvidas no escândalo e pediram que o Brasil esclareça a situação de carne que esteja em navios sendo transportada neste momento para o bloco.

Bruxelas orientou seus membros para que adotem “uma vigilância extra” ao tratar de qualquer produto brasileiro. Bruxelas confirmou ao portal Estadão que, se o Brasil não retirasse essas companhias da lista de exportação, a União Europeia iria bloquear a entrada dos produtos. O continente europeu consome cerca de 10% de toda a venda de carnes nacionais.

A Coreia do Sul, por outro lado, anunciou que vai suspender temporariamente a importação de frango brasileiro da BRF. De acordo com a agência Bloomberg, a China também decidiu barrar por enquanto as compras de carne bovina do país. Na América do Sul, o Chile seguiu a mesma linha.

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou, esta manhã, que a China pediu ao governo brasileiro explicações sobre a Operação Carne. Segundo Blairo Maggi, o Brasil dará todos os esclarecimentos aos chineses o mais rápido possível. Até receber as informações, a China não desembarcará as carnes importadas do Brasil. Hoje à noite, o ministro terá uma videoconferência com autoridades chinesas para prestar esclarecimentos.

Até o momento, segundo o Ministério, a China foi único mercado a fazer comunicado oficial sobre o caso.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Uso de bombas geotérmicas pode reduzir custos agroindústrias, aponta pesquisa da UFMT

No artigo publicado no início deste mês, pesquisadores do...

Sobe custo da criação de bovinos de corte em Mato Grosso

O custo de produção do sistema de cria da...

Preço do boi gordo sobe 1% em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou que...
PUBLICIDADE