terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Brasil deve iniciar programa de melhoramento genético do feijão fava

PUBLICIDADE

|449|

O país deve começar neste ano um programa de melhoramento genético do feijão fava. O trabalho será coordenado Universidade Federal do Piauí (UFPI), que contará com a cooperação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições de pesquisa e ensino do Brasil, México e da Colômbia.

O feijão fava (Phaseolus lunatus L.) é uma espécie alimentar de grande importância no Brasil, sobretudo na Região Nordeste. Entretanto, apesar dos benefícios para nutrição, saúde e segurança alimentar, ainda é uma cultura que tem recebido pouca atenção da pesquisa brasileira, especialmente no aspecto do melhoramento genético.

A UFPI e a Embrapa trabalham há mais de 10 anos para ampliar o conhecimento genético dessa cultura agrícola, investindo em ações de coleta de variedades tradicionais em diversas regiões brasileiras, caracterização molecular e conservação em seus bancos genéticos.

O conhecimento gerado aponta para a necessidade de iniciar no país um programa nacional de melhoramento genético do feijão fava, em colaboração com outras instituições nacionais de pesquisa e ensino e de países da América Latina que já possuem vasta experiência nessa área, como México e Colômbia.

A criação desse programa é uma das conclusões da primeira reunião internacional de pesquisa sobre feijão fava, realizada em Teresina, de 7 a 9 de dezembro de 2016. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais e discutiu estratégias para o melhoramento genético da cultura no Brasil, México e Colômbia.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...

Soja disponível em Mato Grosso sobe 2% e média vai a R$ 109

A cotação da soja disponível em Mato Grosso aumentou...

Preço do suíno vivo em Mato Grosso cai 2,2%

O suíno vivo em Mato Grosso ficou cotado a...
PUBLICIDADE