sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Autorizado início das obras de ampliação do Porto de Paranaguá

PUBLICIDADE

Foram autorizadas, nesta quinta-feira, as obras para a retirada de 14 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Porto do Paranaguá, no Paraná. A ordem de serviço para o processo de dragagem do canal de acesso aquaviário, bacia de evolução e berço público do Porto foi assinada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e terá o investimento de R$ 394 milhões.

Aproximadamente 45 quilômetros de extensão do Porto, onde se localizam as áreas de acesso das embarcações, serão aprofundados em 1,5 metros. Esta ampliação do calado (a distância do fundo do navio, a quilha, e a superfície d’água) proporcionará, além de mais segurança para a evolução dos navios, o aumento da capacidade do receptivo do Porto, permitindo que navios graneleiros do porte Capesize – maior navio de carga do mundo -, acessem o porto sem restrição. Isto representa o aumento de 10,5 mil toneladas por embarcação.

Na avaliação do ministro Maurício Quintella, “as obras propiciarão mais segurança e trafegabilidade para a navegação, evitará a espera das janelas de entrada de navios de grande porte, indo ao encontro da meta da autoridade portuária que é manter o nível de espera zero, além de contribuir para a redução dos fretes, tornando o porto mais competitivo”.

Quintella destaca ainda que “com o aumento da capacidade em mais de 10 mil toneladas por navio, nos atracadouros, teremos também ganhos na produtividade do corredor de exportação em mais de 315 mil toneladas por mês, gerando grande incremento na economia da região e do país”.

As obras serão executadas pela empresa vencedora do processo licitatório, a DTA Engenharia Ltda., a qual tem o prazo de 11 meses para a conclusão.

Sobre o Porto de Paranaguá – Porto marítimo localizado na cidade de Paranaguá, litoral do Estado do Paraná. É o terceiro maior em movimentação de cargas no País e o segundo em movimentação de contêineres. Dentre as principais mercadorias importadas pelo porto estão plásticos, obras de pedra, gesso e amianto. Já os principais produtos exportados são: soja, farelo de soja, açúcar, milho e mercadorias como carnes de aves congeladas e madeiras. A maioria dos produtos são destinados à China (31,72%), Argentina (8,51%), Índia (5,11%) e Estados Unidos (4,21%).

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), o Porto exportou 1,92 milhão de toneladas de grãos em junho de 2016. Esse volume corresponde ao recorde já registrado em um mês pelo Corredor de Exportação desde maio de 2011, quando foram exportadas 1,81 milhão de toneladas.

A movimentação dos primeiros seis meses do ano de 2016 também foi a maior da história para o período do complexo. De janeiro a junho do mesmo ano, foram escoadas 8,48 milhões de toneladas de grãos pelo Corredor, 1% acima do que foi exportado no mesmo período do ano passado (8,39 milhões de toneladas). Segundo o governo do Paraná, a exportação de soja representou 30% de tudo que saiu do Paraná para o exterior em 2016.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE