PUBLICIDADE

Ágio no preço do boi e bezerro em Mato Grosso volta a ser superior a 23%

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) apontou, no boletim da pecuária desta semana, que a diferença entre a arroba do boi gordo e a do bezerro de ano, o chamado ágio, é um importante indicador para estratégias de comercialização de gado. “No final do ano, o ágio foi o menor desde março de 2014, uma vez que em novembro registrou o valor de 16,08% e em dezembro 16,46%. Isso significa que quem comprou bezerro e vendeu boi gordo conseguiu uma diferença nos preços destas categorias menor do que comumente é observada, já que a média histórica deste indicador é 20,74%”.

Em janeiro, “o ágio voltou a ser superior que o histórico, cerca de 23,19%, uma vez que as cotações da arroba recuaram e do bezerro de ano subiram. Para se ter uma ideia, entre dezembro 2019 e janeiro a arroba do boi gordo recuou 5,91% enquanto a do bezerro aumentou 2,80%. Mas, como é normal a arroba retrair no primeiro mês do ano e as maiores cotações serem registradas no segundo semestre, o ágio pode voltar a recuar na segunda metade de 2020, movimento comum ao longo do tempo, como é observado no gráfico ao lado”, informa.

Na semana passada, em Mato Grosso a arroba do boi gordo fechou em R$ 169,47. No mercado de reposição, o bezerro de ano ficou cotado a R$ 1.582,15/cabeça, queda de 1,25%

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE