Agronotícias

Abate de bovinos tem queda de 20% em Mato Grosso

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) divulgou novos dados de abate de bovinos oriundos de Mato Grosso. Em fevereiro, segundo o relatório, houve queda de 20,11% em relação ao primeiro mês do ano.

Em janeiro, havia sido observado um aumento no número de animais abatidos, principalmente de fêmeas. Já neste mês, “foi notória a queda nesses valores em todas as macrorregiões do estado, com exceção da Médio-Norte, que teve incremento de 34%”, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ao avaliar os dados.

O cenário de queda, segundo o Imea, foi impulsionado por fêmeas entre 24 e 36 meses, uma vez que foi abatido 1,78% a mais que no mês anterior. “Estes dados vão ao encontro das informações levantadas diariamente pelo Imea, que, semana após semana, relatou a dificuldade dos frigoríficos em encontrarem animais prontos para abate neste mês. Além disso, mais uma vez chama atenção a participação das fêmeas jovens no abate, mesmo que em menor escala, comparado a janeiro”, destacou o instituto.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)