PUBLICIDADE

Os seis Ps do Sistema Prisional de Mato Grosso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Imagina-se que algumas vezes os presos do Sistema Penitenciário representam gastos para o Estado, perigo para sociedade e, para alguns, é perda de tempo respeitar os seus direitos.

Existe um outro modo de abordar esses fatos. É possível diminuir gastos melhorando a eficiência do Sistema Penitenciário e, ao mesmo tempo, reintegrando os presos à sociedade. Os seis ""ps"" representam as seis políticas para concretizar essa abordagem:

1 – Política de individualização da pena. Classificação do preso de acordo com o crime cometido e seu perfil pessoal, aplicando o programa de individualização da pena.

2 – Política de vida digna na prisão. Assistência ao preso a fim de prevenir o crime e orientar seu retorno à convivência social. Isso significa garantia de apoio jurídico, religioso, escolarização, acesso à cultura, ao lazer, à saúde e à profissionalização.

3 – Política de vivência em um ambiente profissionalizado e seguro. Trata-se, primeiramente, de investimento na formação e na reciclagem de diretores, agentes penitenciários, profissionais de nível superior e demais profissionais do Sistema Penitenciário. Em segundo lugar, trata-se de equipar adequadamente as unidades prisionais. Consequentemente, essas condições trarão segurança para os profissionais do Sistema e para os presos.

4 – Política de espaço físico adequado na prisão. É necessário separar detentos condenados daqueles que aguardam julgamento, através da construção de unidades para presos provisórios: as cadeias públicas. Também é necessário resolver o problema da superlotação, através da construção de mais unidades para presos condenados: as penitenciárias.

5 – Política de liberdade assistida para comutação de parte da pena em trabalho, que engloba condenado em regime fechado, regime semi-abertos e aberto. Trata-se de instituir o sistema de Patronato, no qual o trabalho do preso, em fase final de reeducação, será acompanhado por um fiscal. Essas oportunidades de trabalho serão criadas junto à iniciativa privada e outros setores da sociedade civil organizada.

6 – Política de ação integrada entre Sistema Penitenciário, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. Essa política tem como objetivo a rapidez no julgamento de presos provisórios e condenados.

Essas seis políticas – seis ""ps"" – têm a finalidade de melhorar as condições de vida dos presos nas unidades prisionais de Mato Grosso, preparando-os e criando chances para a sua reintegração social. Elas subentendem melhoria das condições de trabalho dos profissionais do Sistema Penitenciário. O respeito e o cuidado com esses dois pólos permitem que os presos e egressos não se transformem em replicadores da criminalidade.

*Wilkerson Sandes é secretário adjunto de Justiça da Sejusp
*Maria Ap. Morgado é doutora em Psicologia Social

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...