sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Presidentes de sindicatos rurais no Nortão pedirão a governador que não seja alterada data de plantio

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, dirigentes sindicais de 32 municípios devem se reunir, com o governador Mauro Mendes, nesta sexta-feira, em Cuiabá, para discutir as mudanças realizadas no calendário de plantio de soja para produção de semente.

No início de setembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou a mudança no calendário de semeadura, aprovando a liminar pedida pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, que reduziu o período de plantio, de 16 se setembro a 31 de dezembro. A decisão suspende, no Estado, a norma do ministério da Agricultura, publicada em julho, que estendia o plantio até 3 de fevereiro. “Vamos lá conversar com o governador, no sentido que ele interceda junto ao Ministério Público para liberar isso porque está prejudicando o produtor que busca produzir a sua semente no menor custo”, declarou Redivo.

Redivo destaca ainda que “como é uma decisão estadual, cabe ao governo do Estado essa decisão, que ele normatize isso, que atenda o pedido dos produtores”, acrescentando que o plantio da safra está na reta final da safra, foi “permitido pelo ministério da Agricultura e referendado por uma lei estadual”, mas que “essa liminar proibiu o decreto governamental do Estado”.

Além do presidente do sindicato de Sinop, estarão na audiência os líderes de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Ipiranga, Nova Maringá e demais regiões produtoras de soja no Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE