O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a realização de auditoria operacional para avaliar a saúde mental dos profissionais da Segurança Pública do Estado, com atenção especial à prevenção do sofrimento psíquico e do risco de suicídio. O procedimento, divulgado no Diário Oficial de Contas, será relatado pelo conselheiro Waldir Teis, que preside a Comissão Permanente de Segurança Pública.
Conduzida pelo Núcleo de Políticas Públicas, a auditoria busca avaliar as causas e os efeitos das fragilidades relacionadas à prevenção e à identificação precoce do sofrimento psíquico, especialmente em relação ao risco de suicídio entre esses servidores.
Ao destacar a importância da fiscalização, Sérgio Ricardo ressaltou que a atenção à saúde mental dos profissionais da Segurança Pública é fundamental para garantir o bem-estar desses servidores e a qualidade dos serviços prestados à população.
“Cuidar da saúde mental dos profissionais da segurança pública é cuidar de quem está diariamente nas ruas protegendo a população. Esses servidores convivem com situações de alto estresse, pressão e risco, e precisam ter condições de exercer suas funções sem comprometer a própria saúde. Por isso, é fundamental que o Estado tenha políticas de prevenção, acolhimento e identificação precoce do sofrimento psíquico. Proteger quem nos protege também é uma responsabilidade do Poder Público”, defendeu o presidente do TCE-MT.
A auditoria operacional é um instrumento de controle que avalia se ações, programas e serviços públicos são executados de forma econômica, eficiente e efetiva, além de identificar oportunidades de melhoria. O trabalho pode resultar em análises, informações e recomendações destinadas ao aperfeiçoamento da gestão pública, à promoção da transparência e ao aprimoramento da governança, conforme as diretrizes internacionais de auditoria do setor público.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


