terça-feira, 21/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop tem queda de 21% no número de acidentes leves em três meses

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano apontou que os acidentes classificados como leves, que são os atendidos pela pasta, caíram mais de 21% nos últimos três meses (novembro e dezembro e janeiro deste ano). O levantamento é do Departamento de Estatística da secretaria.

Nesses meses foram registradas duas quedas nos números. A primeira diminuição foi de 13,1% na estatística de novembro para dezembro, reduzindo de 122 acidentes para 106. Já em janeiro foram 96 acidentes registrados, o que representa uma redução de pouco mais de 9,4% em relação ao mês anterior. No triênio, a diminuição acumulada foi de 21,3%.

O secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Joubert Sacramento, afirmou que a queda no número é devido ao bom trabalho desempenhado pelo quadro de servidores da secretaria. Resultado de um trabalho intensificado de conscientização, fiscalização e implantação de sinalização de trânsito (placas e impressão no asfalto).

“Nesse primeiro ano de gestão conseguimos ampliar nossos serviços. Avançamos com a pintura de sinalização, bem como das vagas exclusivas, de quebra molas e faixa de pedestres. Implantamos placas de sinalização onde não tinham. Estruturamos o Departamento de Educação para o Trânsito e com isso aumentamos nossa presença junto à sociedade com as conscientizações em escolas, empresas e nas ruas. E também aumentamos as fiscalizações e intensificamos as abordagens no centro e nos bairros. Para nós esse resultado é uma conquista do esforço empregue em todas essas áreas”, explicou.

No ano passado, no que se refere a engenharia, a secretaria realizou a pintura de 115.869 metros lineares de sinalização horizontal, mais, 222 vagas exclusivas e 597 faixas de pedestres. Também foram instaladas 2.297 placas de trânsito. Pelo menos duas adequações viárias, importantes, foram realizadas.

“Adequamos o tráfego no cruzamento da rua Ênio Pipino com avenida Júlio Campos. Nele havia uma rotatória que tornava o trânsito confuso e lento. Deixamos o fluxo para rotatória da Praça das Bandeiras, que possui as medidas adequadas de rotatória, e, com isso, resolvemos o problema naquele ponto. Outra melhora que promovemos, foi na rotatória das avenidas Magda Pissinati com a Bruno Martini, em frente à faculdade. Aquele era um ponto de conflito de magnitude importante e que, quase diariamente, acontecia acidentes. Depois da solução paliativa, não há mais registro de colisões”, comemorou Sacramento.

O secretário esclareceu ainda que a adequação definitiva da rotatória no Jardim Florença já está com o projeto finalizado, aprovado e a execução inclusa no cronograma da Secretaria de Obras.

Foram realizadas, também, 116 palestras orientativas em escolas e empresas, e, 171 blitzes de fiscalização e conscientização. “Nesse ano pretendemos ampliar ainda mais a nossa atuação, principalmente em relação a engenharia de trânsito e desde já pedimos a colaboração de todos os usuários para o cumprimento das normas. É somente assim que conseguiremos aumentar a segurança no trânsito e reduzir o índice de acidentes”.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores encontram nova espécie de cipó em municípios no Nortão

Os pesquisadores botânicos da Universidade Federal do Paraná e...

Nova Mutum define aquisição de nova remessa de produtos para fisioterapia na rede pública

A prefeitura definirá a aquisição de materiais, via processo...

Acidente na principal avenida de Alta Floresta deixa dois feridos

O acidente de trânsito envolvendo uma Honda Bros ocorreu...

Dois são socorridos após colisão entre motos em Sinop

O acidente foi registrado, esta tarde, no cruzamento da...
PUBLICIDADE