PUBLICIDADE

Vereadores em Alta Floresta aumentam salário pela 2ª vez em menos de dois meses e vai para R$ 7,9 mil; verba também sobe

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

Os vereadores de Alta Floresta aprovaram, em sessão extraordinária, o próprio reajuste salarial, que agora passará a ser mais de R$ 7,9 mil. Este é o segundo aumento da remuneração dos parlamentares em menos de um mês, já que em dezembro eles aprovaram outro, passando de R$ 4,9 mil para mais de R$ 6,9 mil.

No primeiro reajuste, o percentual foi de 39,63% e agora é de 15,61%, englobando também os demais servidores do legislativo. Somando os dois, o percentual ficou acima de 55%. A justificativa, é que este aumento é referente as perdas inflacionárias do período de 2020 e 2021.

Além disso, os parlamentares também aprovaram, unanimemente, aumento de 45% da verba indenizatória, que já a partir deste mês passará de R$ 4 mil para R$ 5,8 mil. Para justificar o recebimento deste valor, os vereadores devem apenas apresentar um relatório circunstanciado de atividade parlamentar.

Com os aumentos, o subsídio mensal de cada parlamentar será superior a R$ 13,7 mil. Até dezembro do ano passado, o valor era de pouco mais de R$ 8,9 mil, somando salário e verba indenizatória. Isto significada que cada parlamentar começará 2022 recebendo um aumento de mais de R$ 4,7 mil.

Em Alta Floresta são 13 vereadores e Só Notícias constatou que estes reajustes aumentarão (considerando só os parlamentares) em mais de R$ 62,3 mil a folha de pagamento mensal. No ano, isso resultará num impacto superior a R$ 748,5 mil.

Na mesma sessão, foi aprovado aumento no auxílio alimentação dos servidores efetivos e comissionados do legislativo, que passará de R$ 500 para R$ 800.

Outro lado
Através da assessoria, o presidente da câmara Oslen Dias, esclareceu que os projetos foram votados em sessão extraordinária em virtude do recesso parlamentar. Ele destacou o RGA e o aumento do auxílio alimentação concedidos nos subsídios dos servidores, como forma de compensar as percas dos últimos dois anos sem o devido reajuste salarial, e enfatizou que a verba indenizatória foi aprovada há mais de 10 anos e está amparada pela legislação como forma de dar mais condições para o exercício da atividade parlamentar.

“A verba indenizatória permite aos vereadores melhores condições de trabalho e nós não fizemos nada que fere a legislação, muito pelo contrário, a câmara poderia aprovar o aumento de até o limite de 75% do valor do respectivo subsídio dos vereadores, isso foi homologado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso após acordo entre o Ministério Público Estadual e a câmara municipal de Cuiabá, no entanto, nós vereadores decidimos que o aumento seria somente de 45%, inclusive com a prestação de contas de todas as ações realizadas pelos vereadores com o uso da verba indenizatória”, explicou o presidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Começam inscrições de advogadas para lista tríplice de juíza no TRE Mato Grosso

As presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Projeto que aumenta teto de faturamento dos MEIs será encaminhado à Câmara

O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira...

Sinop: câmara instaura CPI para investigar venda irregular de terrenos e jazigos em cemitério

Vereadores aprovaram, ontem, durante a 20ª Sessão Ordinária, o...
PUBLICIDADE