PUBLICIDADE

Mato Grosso ‘desenha’ programa para tratar vítimas com sequelas da Covid

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O governo de Mato Grosso pode implementar um programa para tratamento das vítimas da covid-19 que ficaram com sequelas da doença. A intenção foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que apontou a necessidade de instituir o programa no Estado.

“Estamos na fase final de um programa que vamos levar à apreciação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), para que seja institucionalizado no Estado. Inclusive, vou levar a proposta ao governador Mauro Mendes (DEM) para que a gente crie um repasse fundo a fundo para subsidiar. Estamos ainda em fase embrionária. Estamos atendendo, mas de forma insuficiente para o tamanho da demanda que vem pela frente”, disse Gilberto, em entrevista à TV Vila Real, de Cuiabá.

Segundo o secretário, atualmente, em Mato Grosso, duas unidades já fazem o tratamento das sequelas da covid, o que, no entanto, não atende à demanda do Estado. “Já estamos fazendo isso hoje, não em grande escala, no hospital estadual Santa Casa e no Cridac (Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa), mas ainda é incipiente para o número de sequelados que temos. Esse assunto já é debatido no Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). Há necessidade de o governo federal colocar recursos porque nem todos os estados têm características financeiras para o enfrentamento. Vamos precisar de uma legião de fisioterapeutas para fazer esse enfrentamento”, comentou.

“Não existe ainda remédio específico para cura da covid. O que estamos falando é das sequelas e efeitos colaterais que surgem quando uma pessoa é infectada, principalmente pelo estado grave da doença e que acaba afetando inúmeros órgãos. Não somente nós, aqui de Mato Grosso, como também o Ministério da Saúde, também já está desenhando um programa especial, até de financiamento, para que tenha os centros de reabilitação”, completou o secretário.

Em junho, a câmara dos deputados realizou um debate para discutir o assunto. Na ocasião foram apresentados estudos recentes que mostram que cerca de um em cada quatro pacientes de covid-19 vai precisar de algum tipo de reabilitação. O número sobe para metade nos casos de pacientes que foram hospitalizados.

Em Mato Grosso, até a última atualização, haviam sido notificados 556 mil casos de covid-19. Deste total, 540 mil pacientes se recuperaram. O governo do Estado não divulga dados relacionados aos pacientes com algum tipo de sequela provocada pela doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avançam obras de pavimentação em avenida de Matupá

Estão em andamento as obras de infraestrutura da avenida...
PUBLICIDADE