PUBLICIDADE

Ministério da Saúde anuncia diminuição de prazo para aplicação da dose de reforço contra a covid

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Visando o aumento da proteção de todos os brasileiros contra a variante Ômicron, o Ministério da Saúde passará a recomendar, a partir desta segunda-feira, a redução do intervalo, de cinco para quatro meses, entre a segunda dose e a dose de reforço da imunização contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga neste sábado .

“A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco. A portaria com a modificação será publicada na segunda-feira. Informem-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez”, escreveu Queiroga em seu perfil numa rede social.

O reforço poderá ser aplicado em qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha recebido as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo de quatro meses após a segunda aplicação. Além disso, o Ministério reitera a importância de se completar o ciclo vacinal e pede àqueles que tomaram apenas a primeira dose para retornarem aos postos de vacinação.

Conforme as orientações emitidas pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço.

Inicialmente destinada a ser de aplicação única, a vacina da Janssen também deverá ser reforçada. Quem a recebeu entre dois e seis meses atrás pode comparecer ao posto de saúde para a segunda dose. Nesse caso, o imunizante utilizado deverá ser do mesmo fabricante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP abre investigação para apurar falta de dados sobre novos casos de câncer em Mato Grosso

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para...

Mutirão para consultas de especialidades será neste sábado em Sinop

A secretaria de Saúde promove neste sábado (2), mutirão...
PUBLICIDADE