PUBLICIDADE

Prefeitura faz cadastro e apresenta alternativas para famílias deixarem ocupação irregular em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, realizou neste sábado , mais uma edição do projeto Assistência Social Itinerante. Desta vez, a ação foi realizada no Jardim Araguaia. O projeto busca levar para os bairros mais afastados da cidade, todos os serviços da Assistência e das Secretarias parceiras.

“Além de aproximar os serviços dessa população, nosso maior foco hoje foi voltado aos cadastros habitacionais. Nós sabemos que aqui é uma área ambiental e que não depende do município, é uma área da União e nós não temos autonomia sobre ela. Nosso papel, enquanto município, é gerar oportunidades e opções para que essas pessoas que ocuparam o local, possam viver em um ambiente adequado para as suas famílias, e também regularizado”, afirmou a secretária da pasta, Scheila Pedroso.

Ao todo, 78 famílias foram cadastradas pelo setor de Habitação, sendo que 17 delas se encaixam no perfil da Assistência Social, e serão encaminhadas no próximo ano para o Residencial Nico Baracat. Para as outras famílias que não se encaixam nos programas habitacionais, foram oferecidos, por meio de uma parceria com uma imobiliária, terrenos com valores de acordo com a renda de cada uma delas, e com condições especiais de pagamento.

De acordo com a coordenadora do setor de Habitação, Cristiane Resplandes, o objetivo principal da Secretaria é incentivar essas famílias a deixarem a área de forma voluntária. “Desde o início da gestão, a Secretaria de Assistência Social tem trabalhado junto a essas famílias. Aqui é uma área de preservação permanente e em breve haverá a necessidade de reintegração de posse. Essas ações são justamente para preparar essas famílias para saírem da área de forma voluntária”, explicou.

Como forma de incentivar a busca por um local melhor, a Secretaria de Assistência Social também apresentou para as famílias a Lei Municipal de Assistência Técnica, uma ferramenta que pode ser utilizada por essas famílias para a construção do seu imóvel próprio. Por meio da Lei, a Assistência Social auxilia na elaboração do projeto arquitetônico, e a Prefeitura, por meio da Prodeurbs, isenta de todas as taxas de construção, além de realizar todo o acompanhamento técnico para que a obra esteja regular.

Durante a ação foram oferecidos serviços e orientações pelas equipes da Proteção Social Básica, do CRAS de referência da região, Programa Criança Feliz, Proteção Social Especial, Conselho Tutelar, repassando as devidas orientações a cerca do trabalho infantil. Também estiveram presentes as equipes do Cadastro Único, com a inserção e atualização no cadastro, do SINE, com orientações sobre emprego e com a oferta de cursos da Universidade de Cuiabá (Unic).

A Secretaria de Saúde também esteve presente, com palestra sobre endemias, orientações sobre a saúde bucal, atualização da carteira de vacinação de crianças e adultos, e vacinação de animais de estimação. Durante a ação, a Secretaria de Meio Ambiente também realizou a doação de mudas para a população, e a Secretaria de Obras realizou uma limpeza no local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE