PUBLICIDADE

TCE constata irregularidades e manda ex-prefeita em Mato Grosso devolver R$ 197 mil

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Thiago Bergamasco/arquivo)

O pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou irregular tomada de contas especial instaurada pela prefeitura de Comodoro (640 km a Oeste de Cuiabá), com o objetivo de apurar os fatos e quantificar os danos decorrentes de despesas ilegítimas em face do parcelamento das contribuições patronais do município no período de maio a dezembro de 2015 e, por unanimidade, foi determinada a restituição de R$ 197, 2 mil para o erário municipal, que deve ser atualizado e pago com recursos próprios pela então prefeita Marlise Marques Moraes.

O relator, conselheiro Waldir Teis, apontou que, na conclusão dos trabalhos internos da tomada de contas, constatou-se que houve danos ao erário e a secretaria de Controle Externo (Secex) de Previdência do TCE também entendeu que ficou comprovado que a prefeitura pagou as contribuições patronais pela administração pública do período de maio a dezembro de 2015 dentro do prazo legal. “Analisando os autos verifico que a ex-prefeita pactuou termo de acordo de parcelamento e confissão de débitos previdenciários, firmado entre o município e o Comodoro Prev, em 2016. Nota-se que o parcelamento em questão gerou danos ao erário do município, com juros, multas e correção”, sustentou o relator.

Seguindo o parecer do Ministério Público de Contas, o conselheiro votou por julgar irregulares as contas da tomada de contas em virtude do pagamento de despesas ilegítimas com juros, multas e correção monetária decorrente do parcelamento das contribuições patronais no período citado e mandou fazer a restituição, com recursos próprios, no prazo de 60 dias, bem como fazer as determinações e recomendações.

Após o trânsito em julgado da decisão, encaminhar cópia dos autos ao Ministério Público Estadual para adoção das providências cabíveis.

A ex-prefeita pode recorrer da decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo do Estado para implantar “Hospital de Amor” em Mato Grosso

Em duas sessões extraordinárias nesta quarta-feira, os deputados aprovaram,...

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

Os eleitores de todo o país que estão com...
PUBLICIDADE