sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Ministro virá a Mato Grosso lançar reestruturação do Instituto de Pesquisa do Pantanal, diz senador

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, deverá vir a Mato Grosso para definir a reestruturação do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), instalado em um prédio no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. A informação foi divulgada pelo senador Wellington Fagundes (PL), durante a 1ª Conferência do Estatuto do Pantanal.

A intenção, segundo o senador, é implantar definitivamente o INPP em Mato Grosso. Apesar de instalado na Capital, é coordenado atualmente pelo Museu Paraense Emilio Goeldi, localizado em Belém, no Pará.

A implantação do instituto conta com o apoio do reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, em ofício enviado ao senador Wellington, no qual expôs sua preocupação diante da situação. Para ele, a ação imediata é considerada fundamental para a pesquisa e elaboração do conhecimento científico em um dos mais importantes biomas do mundo.

“Esta é uma iniciativa fundamental. O instituto já existe, mas não funciona como deveria e é por isso que, em reunião com o ministro Marcos Pontes, ele enxergou essa necessidade e confirmou a sua vinda ao Estado para discutirmos a melhor maneira de fazer com que o INPP passe funcionar efetivamente, trazendo resultados para melhor cuidarmos do nosso pantanal. Estou acompanhando a agenda do ministro e, assim, que tivermos uma data, divulgaremos para todos”, disse Fagundes.

O pantanal é Patrimônio da Humanidade e Reserva Mundial da Biodiversidade e não conta com a implantação definitiva de um instituto, que é estabelecido em Lei (12.954) desde 2014. No entanto, antes mesmo da legislação, a estrutura do Instituto já existia desde 2012, mediante convênio entre os governos Federal e Estadual, e a UFMT, já com o objetivo de abrigar um quadro de efetivo de técnicos e pesquisadores, além de tecnologia atualizada para a realização de estudos sobre o Pantanal.

A data para a vinda do ministro ainda não foi definida. A previsão é que a visita deve ocorrer até o final deste ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE