segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de Educação aponta progresso na adesão de programa para auxílio a estudantes em Colíder

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A secretária de Educação e Cultura de Colíder, Léia da Silva Gomes Torres, esclareceu, em entrevista ao Só Notícias, que a pasta está trabalhando para concluir a adesão da plataforma Busca Ativa Escolar no município. Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o projeto combate a evasão e abandono das instituições de ensino no país.

“Saíram vários programas do Governo Federal e Estadual e todos no mesmo período, então ficamos com um acúmulo de atividades de documentação. Só conseguimos nos organizar após agosto, com o retorno das aulas, sem falar que esta ação não é só da secretaria de Educação, mas também da área da Saúde e Assistência Social”, apontou Léia.

A secretaria pretende sistematizar um trabalho que já vem sendo feito no meio estudantil através da ferramenta do UNICEF. “A busca ativa sempre é feita pelas escolas, procurando o aluno, descobrindo o porque de não estar frequentando a instituição, fazendo visitas em casa, comunicando aos pais. Nós alimentaremos a plataforma com as ações dessas instituições, direção, coordenação e de professores com suas turmas”, informou ela.

A secretária detalhou ainda que durante “as férias iniciais não houve evasão em número acentuado, já nas férias finais temos um crescimento de casos pois os adolescentes começam a buscar por trabalho. Porém, esse quadro de atendimento é do Estado, a evasão em Colíder, mesmo nas aulas remotas, tivemos escolas que perderam retorno de até 95% nas atividades por questões como a falta de acesso a tecnologia”.

Ainda não aderiram à plataforma Itaúba, Nova Canaã, Novo Horizonte e Terra Nova do Norte, Aripuanã, Campinápolis, Denise, Guirantinga e Indiavaí. O programa tem base estratégica composta por metodologia social e ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente às gestões municipal e estadual.

Conforme Só Notícias já informou, a mobilização feita em dois meses pelo Tribunal de Contas do Estado garantiu a adesão de 92% dos municípios de Mato Grosso à plataforma. Nela estão disponíveis os dados sobre a exclusão e o abandono escolares no Brasil, nas cinco regiões, nos estados e nos municípios. Fornece, ainda, dados sobre situação de adesão e de implementação da estratégia em todo o país. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE