PUBLICIDADE

Queda de produtividade e menor área plantada derrubam produção de algodão de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Christiano Antonucci/assessoria)

Mato Grosso terá uma produção menor de algodão na safra 2020/2021, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o boletim de monitoramento mais recente divulgado pela autarquia, o Estado deve produzir 3,9 milhões de toneladas de algodão, 23% a menos que as 5,1 milhões de toneladas colhidas na temporada anterior.

Dois fatores explicam a queda na produção, segundo a Conab. O primeiro é a diminuição da área plantada, que, nesta temporada encolheu 18% em relação à safra anterior. No atual ciclo, os mato-grossenses plantaram cerca de 956 mil hectares. Já no ciclo anterior, a área destinada ao cultivo foi de 1,1 milhão de hectares.

O outro fator é a queda de produtividade, em razão da “escassez hídrica visualizada em parte do ciclo, principalmente no período em que certas lavouras se encontravam em fases críticas da fenologia, como florescimento e formação de maçãs”. Segundo a Conab, a produtividade mato-grossense caiu 6,5%, passando de um rendimento médio de 4,3 mil quilos por hectare para 4,1 mil quilos por hectare.

Mesmo com a redução em todos os índices, Mato Grosso segue como maior produtor nacional de algodão. De acordo com a Conab, até o final de julho, cerca de um terço da safra já havia sido colhida no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço da arroba do boi gordo tem aumento

A arroba do boi gordo a prazo em Mato...

Milho em Mato Grosso tem nova alta e IMEA aponta que continuará subindo

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, há...

Soja disponível em Mato Grosso tem cotação estável; plantio chega a 60%

A cotação da soja disponível em Mato Grosso fechou...
PUBLICIDADE