PUBLICIDADE

Mato Grosso reduz área e deve ter queda de 65% na produção de girassol

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

Caminhando para o final da colheita, Mato Grosso deve ter uma redução de 65% na produção de girassol na safra 2020/2021. A previsão foi feita no mais recente boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estimou a produção mato-grossense do grão em 13,2 mil toneladas.

Segundo a Conab, o Estado, que já foi o maior produtor nacional, tem destinado cada vez menos áreas para o girassol. Parte disso acontece pela “forte concorrência” com o milho de segunda safra. Nesta temporada, Mato Grosso destinou uma área de 25,2 mil hectares para o girassol, 66% a menos que no ano anterior.

Por outro lado, o Estado tem registrado bons números de produtividade, segundo a Conab. Nesta safra, a média é de 1.550 quilos por hectare, 2,9% a mais que na última temporada, e a autarquia ressalta que, este ano, “a qualidade do grão é considerada excelente”.

“O preço pago ao produtor, nesse momento, é de R$ 120 a saca de 60 quilos para o produto convencional, e a produção se encontra praticamente toda comercializada, de forma antecipada”, apontou ainda a Conab.

A colheita do girassol já estava finalizada em 95% da área plantada até o final de julho. A previsão da Conab é que os trabalhos sejam concluídos este mês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Uso de bombas geotérmicas pode reduzir custos agroindústrias, aponta pesquisa da UFMT

No artigo publicado no início deste mês, pesquisadores do...

Sobe custo da criação de bovinos de corte em Mato Grosso

O custo de produção do sistema de cria da...

Preço do boi gordo sobe 1% em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou que...
PUBLICIDADE