segunda-feira, 9/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Governo do Estado quer barrar novas doses de vacina para municípios com baixa imunização em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Mayke Toscano/assessoria)

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou, por meio de um vídeo encaminhado a prefeitos e secretários municipais de todo o Estado, que irá propor à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a suspensão de remessas de doses da covid-19 para municípios com baixo percentual de aplicação. Segundo ele, a proposta será para barrar o imunizante às cidades que não aplicaram mais de 75% do total recebido. 

“Estava analisando o ranking de aplicação das vacinas, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, e vi que 35 municípios de Mato Grosso estão com performance muito ruim, abaixo de 75%. É ruim porque tem municípios que estão com até 100%. Ou seja, chega a vacina, em 3, 4 dias, está no braço do cidadão. Isso é bom para a saúde. É bom para combater essa pandemia e todos nós termos vida normal”, afirmou Mendes. 

O governador detalhou ainda que, na proposta que será encaminhada à CIB, a suspensão de remessa de doses levará em consideração um ranking estadual divulgado semanalmente. “Quem estiver abaixo de 75% não recebe a vacina. Não é justo ficar com vacina estocada, parada. Eu até imagino que tem município que aplicou, mas não atualizou no sistema, o que é ruim para a cidade e Mato Grosso. Por isso, ficamos feio na foto, quando aparece Mato Grosso com uma performance não muito positiva”, reclamou o governador, sendo complementado pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

“Não é possível que ainda tenhamos municípios que apontam 25 mil doses em seu estoque. O Estado de Mato Grosso tem 325 mil doses em estoque, ou seja, ou não havia sido aplicada ou não estava no sistema. Vacina boa é aquela no braço e no sistema de registro do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário estadual. 

Na semana passada, conforme Só Notícias já informou, o governo do Estado lançou o Imuniza MT, para acelerar a vacinação contra o coronavírus e outras doenças. Serão R$ 65 milhões investidos entre premiações destinadas a municípios com bom desempenho na cobertura vacinal, reforma e construção, aquisição de veículos, câmara fria, ar-condicionado, equipamentos de refrigeração, insumos, serviços, capacitações e comunicação. Desse valor, R$ 9,8 milhões serão destinados a premiar os municípios com melhor performance.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de alistamento eleitoral de alunos em escolas estaduais de MT será amanhã

Escolas da rede estadual de Mato Grosso participam, nesta...

Câmara de Nova Mutum analisa projeto que proíbe corte de água sem aviso prévio

Os vereadores Anderson Mantovan (União) e Carmem Casagrande (União)...

MP recomenda para prefeitura suspender alvará de empreendimento em Sorriso

A prefeitura de Sorriso informou que recebeu a notificação...
PUBLICIDADE