PUBLICIDADE

Lançado dispositivo desenvolvido em Sinop para prevenir queimadas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: Julio Tabile)

Foi lançada, ontem, em uma fazenda próximo a MT-220, em Ipiranga do Norte, uma torre com 15 metros de altura, equipada com sensores, para o mapeamento e detecção de focos de calor. O dispositivo Antiqueimadas, conhecido como “Radar do Fogo”, está equipado para coletar informações e imagens em tempo real, além de monitorar parâmetros de pressão atmosférica, detecção de chamas, velocidade e direção do vento, conseguindo gerar informações para traçar um padrão climático, podendo inclusive antecipar grandes incêndios.

O alcance da cobertura de área é de 10 quilômetros, e as informações seguem em tempo real, através da internet instalada na torre, para uma central em Maringá, no Paraná. O desenvolvimento foi pela Associação Mato-grossense de Educação Ambiental (AMEA) em Sinop, e contou com pesquisas do físico nuclear e reitor da Pratt Institute, localizado no Brooklyn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Hélio Takai, que desenvolve projetos com a NASA.

Qualquer pessoa poderá baixar aplicativo no celular, assim que lançado, e acompanhar em tempo real os dados disponíveis. O Antiqueimadas é de alta tecnologia e já chamou a atenção de pesquisadores de universidades do México, Namíbia, país na África Austral, Quênia na África Oriental, além dos Estado Unidos.

O projeto é piloto e, posteriormente deverá ser implantado no Pantanal, com construção de 20 torres. O trabalho visa evitar desastres como o ocorrido ano passado, que segundo os bombeiros, devastou mais de 40% da vegetação, além da morte de centenas de animais.

Participaram da ação o comandante-geral do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso e coronel Alessandro Borges Ferreira, o comandante regional e coronel dos bombeiros Giovani Eggers, o comandante dos bombeiros em Sinop e tenente-coronel Jean Oliveira, e a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Ivete Malmann.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre motos deixa mulher ferida em Sinop

Um acidente entre duas motos na Estrada Adalgisa deixou...

Ministério Público instaura inquérito para apurar riscos na Usina Hidrelétrica de Colíder

O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça...

Projeto Diálogos Possíveis do MP será em Sinop e Alta Floresta

O projeto Diálogos Possíveis estará nas sedes das Promotorias...

Encontro de carros antigos em Tabaporã será em setembro

A 1a edição do encontro de carros antigos em...
PUBLICIDADE