PUBLICIDADE

Secretaria encerra 1º semestre com mais de 10 mil ações para combater sonegação e evasão fiscal no Estado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O trabalho de combate à sonegação e evasão fiscal realizado pela secretaria de Fazenda constituiu no primeiro semestre deste ano R$ 930 milhões em débito tributário. O valor é resultado das ações de fiscalização promovidas pela Superintendência de Fiscalização  e é referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e multas pelas infrações cometidas.

Ao todo, foram realizadas 11.814 ações de fiscalização, sendo 514 auditorias e 11.348 ações no trânsito de bens e mercadorias. De acordo com o superintendente de Fiscalização, José Carlos Bezerra, esse trabalho tem como objetivo recuperar o imposto sonegado, contribuindo para a arrecadação estadual, além de coibir novas infrações por parte dos contribuintes que operem irregularmente. “A missão da fiscalização é contribuir para que a arrecadação incremental ocorra sem o aumento de impostos, com combate ao contribuinte que pratique ilícitos tributários, trazendo prejuízo direto na economia e ao princípio de livre iniciativa”.

As ações de fiscalização visam, ainda, um ambiente de negócio mais justo e a concorrência isonômica. Dessa forma, todo o trabalho desenvolvido no âmbito da fiscalização tem como base a preservação não somente da ordem econômica, mas também do respeito ao consumidor, à atividade empresarial, aos direitos do consumidor e à ética e moral profissional.

O superintendente da Sufis destaca, ainda, o empenho dos fiscais de tributos que mesmo com o impacto significativo da pandemia do Covid, atuaram no combate à sonegação, chegando a um resultado acima do esperado. “O desempenho é creditado ao elevado nível de comprometimento da equipe de fiscalização. A pandemia afetou a todos, tanto na vida pessoal quanto profissional, o que levou muitos colaboradores à ansiedade, frustração e esgotamento. Mas, ainda assim, estão de parabéns pelo esforço e dedicação e merecem um sincero agradecimento pelo trabalho realizado”.

A Superintendência de Fiscalização é uma das unidades vinculada à Secretaria Adjunta da Receita Pública, da secretaria, e atua em auditorias, ações de impacto, diligências fiscais e ações no trânsito de mercadorias. Ela é estruturada por quatro coordenadorias de fiscalização que são segregadas nos segmentos de indústria, agronegócio, comércio, combustíveis, transportes, energia, comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Identificada jovem que morreu após grave acidente em Sinop

A Gerência de Identificação de Sinop confirmou, ao Só...

Carga de carreta pega fogo ao encostar em cabos de energia no Nortão

As chamas danificaram o carregamento de uma Scania R500...
PUBLICIDADE