PUBLICIDADE

Parceria com Exército ajudou a reduzir desmatamento ilegal em Mato Grosso, diz governador

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Tchélo Figueiredo/assessoria)

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a Operação Verde Brasil 2, fruto de parceria entre o Exército e o governo do Estado, colaborou para que Mato Grosso conseguisse reduzir o desmatamento ilegal. O gestor estadual participou, esta manhã, da  cerimônia de transição da operação para o Plano Amazônia 2021-2022, na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, junto com o general Soares, que chefia o Comando Militar do Oeste.

“Quero registrar meu agradecimento ao Exército brasileiro, na pessoa do general Soares, muito obrigado pelo trabalho e por toda a dedicação que o Exército Brasileiro demonstrou durante a Operação Verde Brasil 2, que termina coroada por muitos resultados positivos. Tivemos que autuar muita gente, apreender muitas máquinas, e fazer muitas ações que lamentavelmente ocorreram porque pessoas ainda insistem em não respeitar a legislação e o que diz o Código Florestal Brasileiro”, afirmou Mauro.

Ainda conforme o governador, de agosto do ano passado a janeiro deste ano, os alertas de desmatamento em Mato Grosso reduziram 31,5%, a maior média entre os estados da região amazônica. Até agora, somente o Estado está investindo R$ 73 milhões em ações de prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. “Já mobilizamos recursos para aquisição de equipamentos, como mais um helicóptero, e todo esse esforço é para preservar o meio ambiente e, acima de tudo, preservar a legalidade. Temos que cada vez mais atuar para preservar. A lei precisa ser respeitada”, pontuou.

O general Soares destacou que entre os resultados positivos da Operação Verde Brasil 2, estão a apreensão de 151 mil m² de madeira, 15 mil focos de incêndio combatidos e R$ 2,5 bilhões em multas aplicadas. “Foi uma satisfação trabalhar junto com todos. Nesse tipo de operação, nós não somos os protagonistas, mas atuamos para ajudar os órgãos de fiscalização ambiental e as polícias. Fizemos todo o possível na medida das nossas possibilidades.

O secretário-adjunto Executivo de Meio Ambiente do Estado, Alex Marega, aponto  que o governo de Mato Grosso vai continuar a atuar com rigor dentro do que é previsto no Plano de Ação para o Combate ao Desmatamento e aos Incêndios Florestais. “O Estado não vai parar. Nós conseguimos em 2019 aplicar o dobro da média histórica e em 2020 quintuplicamos as nossas ações, com 1,5 bilhão em multas somente por parte do estado, com a responsabilização dos infratores ambientais. E muito disso devido a essas parcerias”.

O secretário de Estado de Segurança Pública ressaltou o trabalho conjunto entre todas as instituições e órgãos que atuaram na operação: Exército, Força Nacional, Ibama, Abin, PF, PRF, ICMBio, Censipam, Sema, Sesp, Ciopaer, Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. “Essa parceria com o Exército demonstra que quanto mais integradas as forças federais e estaduais, a gente alcança maior redução de desmatamento. Essa integração não faz com o que o trabalho fique mais fácil, mas que fique mais leve. Com uma única coordenação do Exército e do Estado nós conseguimos alcançar esses resultados da Operação Verde Brasil 1 e 2, além das operações estaduais”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE