PUBLICIDADE

Governo de MT lamenta veto da Anvisa a vacina Sputnik V contra Covid e documentação será reapresentada

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governo de Mato Grosso lamentou, há pouco, a decisão tomada, ontem à noite, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que negou o pedido feito por Mato Grosso e mais 13 Estados para importação da vacina russa Sputnik V, contra Covid. “A vacina já está sendo utilizada em 62 países ao redor do planeta. A legislação brasileira, por meio da Lei 14.124/2021, estabelece o rito automático de aprovação  quando uma vacina encontrar-se apta em pelo menos uma das 11 principais agências reguladoras internacionais. A Sputnik V já está aprovada em três dessas agências e lamentamos que a Anvisa não tenha adotado esse procedimento previsto na lei brasileira”, aponta o governo mato-grossense que havia firmado acordo para comprar 1,2 milhão de doses e a previsão era que a primeira remessa chegaria esta semana.

“Representantes dos consórcios do Norte e do Nordeste, dos quais Mato Grosso se aliou para realizar a compra dos imunizantes, já entraram em contato com o Instituto Gamaleya, com a agência reguladora russa e com o Ministério da Saúde da Rússia. Os três órgãos confirmaram que os documentos solicitados pela Anvisa encontram-se no processo encaminhado à referida agência. Independente disso, essa documentação será reapresentada à Anvisa, juntamente de uma solução para cada questionamento, conforme os critérios internacionais de saúde”, acrescenta o governo estadual.

“Neste momento, um grupo de técnicos ligados aos Estados compradores, juntamente com a assessoria da agência reguladora russa, o ministério da Saúde da Rússia e um comitê científico brasileiro estão trabalhando para reapresentar todas as informações solicitadas pela Anvisa”, conclui a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...
PUBLICIDADE