PUBLICIDADE

Polícia Federal e GAECO fazem operação em prefeitura de Mato Grosso para combater desvios de recursos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria - atualizada 09:39h)

A Polícia Federal e o GAECO (Griupo de Apoio de Combate ao Crime Organizado) deflagraram, esta manhã, a operação Esquema Novo, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos da prefeitura de Rio Branco (334 quilômetros de Cuiabá). A investigação, feita juntamente com o Ministério Público Estadual, “aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade de um ex-prefeito e um ex-secretário, de corrupção passiva e de corrupção ativa” porque “mais da metade dos valores inicialmente contratados com a prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais”.

O esquema criminoso contaria ainda com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra. Os mandados são cumpridos na prefeitura e endereços de pessoas físicas e em empresas, além de servidores públicos e particulares e apontam para um suposto esquema de desvio de recursos do município com a utilização de “laranjas”. Houve buscas na casa de ex-prefeito e da esposa do ex-secretário (já falecido), informa a assessoria do Ministério Público.

O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a prefeitura para execução de obras no município era repassada da empresa contratante para contas pessoais de servidores municipais.

Para além da sangria causada aos cofres públicos, o esquema criminoso contava também com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra.

Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com a prática delitiva objetivando, em especial, o ressarcimento ao erário, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre no hospital idoso encontrado com sinais de espancamento em Sinop

Manoel Fernandes da Costa, 72 anos, morreu esta tarde...

Retroescavadeira avaliada em R$ 425 mil furtada em MT é localizada no Goiás

Uma retroescavadeira furtada em Água Boa (651 km de...

Homem é preso após invadir casa da ex em Peixoto e causar danos em móveis

Um homem, de 33 anos, investigado por violência doméstica...
PUBLICIDADE