PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde segue tendência regional e diminui exportação

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria)

Assim como em Sinop e Sorriso, o ano não começou bom para os exportadores de Lucas do Rio Verde, que, em janeiro, venderam 52% a menos do que o mesmo período de 2020. No primeiro mês de 2021, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) registrou vendas externas de quase U$ 7 milhões, valor bem abaixo do que os U$ 10,6 milhões comercializados no primeiro mês do ano passado.

As exportações luverdenses representam 0,8% do que Mato Grosso envia para o exterior e coloca o município em 24° lugar no ranking estadual de exportadores. Os números são bastante inferiores aos dos consolidados em 2020, quando a cidade foi a 12ª maior exportadora do estado, respondendo por 2,8% de todas as vendas estaduais para Brasil.

Com a safra em pleno vapor no mês de janeiro, as importações aumentaram em 100% e chegaram a U$ 1,3 milhão, deixando a balança comercial com saldo de U$ 5,6 milhões. As compras foram, quase que na totalidade, de insumos agrícolas como venenos e produtos químicos necessários para a produção.

O milho que estava estocado foi responsável por 48% das vendas, seguido de derivados da soja com 35% e do algodão com 16%. A Holanda, com 32% das compras, a Malásia e Portugal, cada um com 15%, Egito e Coreia do Sul, ambos com 11%, foram os maiores parceiros comerciais do período.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo do Estado para implantar “Hospital de Amor” em Mato Grosso

Em duas sessões extraordinárias nesta quarta-feira, os deputados aprovaram,...

Dirigentes da CNT cobram de ministério construção da ferrovia Sinop-Miritituba

Representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) se reuniram...

Carreta tomba e motorista morre em rodovia de Mato Grosso

Uma carreta Scania vermelha tombou, ontem, na Serra de...
PUBLICIDADE