PUBLICIDADE

Conselho Tutelar registrou 50 casos de abusos sexuais contra crianças em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Fernando Sales (foto: reprodução/arquivo)

O Conselho Tutelar confirmou, ao Só Notícias, que foram registrados 50 casos de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescente de janeiro a dezembro do ano passado. O aumento é de 6,3%, em comparação a 2019, quando foram 47,

Segundo o coordenador do órgão, Maicon Dione Lemos, a maioria dos crimes ainda é cometida contra meninas. “É uma situação que não dá para prever” e “teve mais abusos sexuais, também durante a pandemia. Normalmente tem o abusador sexual é aquela pessoa que está em casa. É uma questão muito complexa, é quem menos se espera, porque ele tem um contato maior com a criança, na maioria das vezes com meninas”, apontou o coordenador.

Maicon explicou que caso a denúncia seja feita diretamente no órgão, é encaminhada à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso. “Lá eles fazem o boletim de ocorrência e tomam todas as medidas criminais necessárias. Em relação à vítima, a gente encaminha para o atendimento psicológico”.

O levantamento mostrou também uma diminuição de 36,4% nos casos de drogadição entre os menores de idade. “Fazemos o encaminhamento para a clínica, psicológico na rede especializada. Tem alguns pais que vão à delegacia, liberam o adolescente que fez um ato infracional e não comunica o conselho”, concluiu.

Além disso, foram registrados outras 136 ocorrências de maus tratos, 52 de abandono de incapaz, 12 casos de trabalho infantil, 11 em situação de rua e 5 desaparecimentos.

O Conselho Tutelar fez mais de 2,2 mil atendimentos ano passado ante 2,9 mil em 2019, diminuição de 24,1%, entre orientações e informações, trabalho infantil, situação de rua, institucionalização, espancamento, negligência, tentativa de suicídio, desaparecidos, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça marca data para julgar acusado de matar homem em Sinop

A justiça de Sinop marcou para 1° de setembro...

DNIT divulga prazo para concluir obras em rodovia de Mato Grosso onde asfalto cedeu

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou...

UFMT abre 1,8 mil vagas remanescentes em cursos superiores em Sinop e mais cidades

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou o...
PUBLICIDADE