sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça encerra instrução processual de caso de estudante assassinada em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

A Justiça encerrou a fase de instrução do processo que apura o assassinato da estudante  Rurye Perossi Yusseff, 16 anos. O crime ocorreu em setembro de 2016, quando a jovem estava com um grupo de amigos em um local conhecido como “Beco”, no bairro Recanto Suíço. Ela foi atingida por um tiro na cabeça e morreu na hora.

Com o encerramento da instrução, foi aberto prazo para apresentação dos memoriais, última manifestação das partes no processo. Após os memoriais do Ministério Público, será a vez dos advogados apresentarem as alegações finais. Somente depois disso é que a Justiça decidirá se pronuncia (manda para júri popular) ou não, os réus.

Um escrivão da Polícia Civil e o primo dele são os principais suspeitos de assassinarem Rurye. Segundo as investigações feitas pela Corregedoria, o tiro que matou a jovem saiu de um lote de munições vendido na totalidade para a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP). Entre os servidores que receberam as munições do lote está o policial civil.

De acordo com a Corregedoria, exatamente um mês após o homicídio, o escrivão registrou um boletim de ocorrência relatando que teve a arma furtada. Por meio de quebra de sigilo telefônico, o órgão investigador descobriu, no entanto, que, no dia do crime, o policial esteve nas proximidades do local onde a jovem foi assassinada.

A Corregedoria da Polícia Civil também relatou, com base no depoimento de testemunhas, que o escrivão estava em companhia de um primo, que teria se envolvido em uma confusão no local. Segundo essa linha de investigação, o rapaz teria entrado em um veículo sem a permissão do proprietário. O dono do carro e o primo do policial teriam iniciado uma discussão verbal, que, por pouco, não evoluiu para agressões físicas.

O proprietário desse carro disse em depoimento que foi até o “Beco” para conhecer Rurye, com quem teria trocado mensagens anteriormente. No entanto, não chegou a conversar com a jovem, pois, quando se dirigia para o local combinado, “os disparos de arma de fogo que causaram a morte dela foram efetuados”.

A Corregedoria relatou no processo que recebeu uma denúncia anônima apontando o escrivão como autor do disparo que matou Rurye. Testemunhas relataram que o policial e o primo “estavam sob o efeito de bebidas alcoólicas e aparentavam estar bastante alterados”. Também contaram que os dois estavam em um VW Gol Branco e, durante as investigações, a Corregedoria conseguiu localizar um veículo com as mesmas características e que pertencia ao pai do primo do escrivão.

Em nota, a assessoria da Polícia Civil informou, na época, que “as investigações apontam que a jovem não era alvo do atirador e a motivação do crime está relacionada a desentendimento ocorrido momentos antes do crime”. Segundo a assessoria, “o escrivão e seu primo saíram do local e retornaram depois. O  escrivão, por se encontrar em estado de embriaguez, e querendo se vingar ou intimidar o grupo do rapaz com quem se desentendeu, realizou disparos e um dos tiros atingiu a jovem Rurye”.

O policial e o primo acabaram presos em maio de 2018. Um mês depois, porém, o desembargador determinou a soltura do escrivão, por entender que possuía “predicados pessoais favoráveis”. Cumprindo medidas cautelares, ele foi transferido para Cuiabá e segue trabalhando na Polícia Civil. O primo dele também foi colocado em liberdade, posteriormente.

Conforme Só Notícias já informou, a adolescente era natural de São Paulo (SP) e estudava em um colégio particular em Sinop.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE