terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Adversário do Sinop pela Série D é comandado por técnico que ganhou o Mato-grossense

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: reprodução)

O Santos do Amapá, um dos times mais tradicionais da região Norte e adversário do Sinop hoje, às 15h, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, tem como comandante o experiente Edson Blevio Porto. Começou a carreira ainda em 1993 e já treinou mais de 30 times espalhados pelo Brasil, Japão e Portugal, e tem diversos títulos em sua ‘bagagem’. No clube amapaense, onde está desde 2017, ganhou o Campeonato Estadual em duas temporadas (2017 e 2019).

Edson Porto iniciou a sua carreira de treinador nas categorias de base do Internacional de Porto Alegre. Conhecedor do futebol de Mato Grosso, já esteve a frente do Juventude, de Primavera do Leste. Em 2001, inclusive, foi campeão mato-grossense. O time segue licenciado na Confederação Brasileira de Futebol, mas não disputa competições.

Ainda nas categorias de base, o treinador comandou o Grêmio, até ir para o Japão, em 1993, onde foi técnico do profissional pela primeira vez, a frente do Shimizu Shougyou. No ano seguinte foi para o Yokohama Marinos, onde conquistou o Campeonato Japonês. Ainda no país asiático, foi treinador do Tokushima Vortis.

Em 1996 voltou para o Brasil e atuou por times do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo. Já em 2003 retornou para o Japão para treinar o Nippon Bunri, até 2005. No ano seguinte voltou ao país de origem e comandou mais seis times.

Já em 2008 foi contratado pelo União Madeira, de Portugal. Teve boa passagem, com 35 jogos e 21 vitórias, mas sem títulos. Depois disso, voltou para solos brasileiros, onde passou por clubes do Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, até chegar no Santos.

Em seu grupo de jogadores, o time amapaense também tem nomes experientes, como do zagueiro argentino Oscar Brizuela, 30 anos. Começou a carreira em 2009, e já defendeu, inclusive, as cores do União de Rondonópolis, em 2016 e também 2019. Em outros anos passou pelos argentinos Defensor de Formosa, Laguna Blanca e Guaraní Antônio Franco.

Outro experiente é o ex-Sinop Juninho Pavi, que defendeu o Galo do Norte no Campeonato Mato-grossense deste ano. Foi um destaques do time, titular absoluto e atuou na lateral e meio de campo. Deu várias assistências importantes, mas não permaneceu para o restante da temporada.

Já no gol, o Santos tem Paulo Roberto Sousa, 29 anos. Também tem passagem internacional pelo SV Broki, do Suriname, entre 2017 e 2019. No Brasil já jogou pelo Penarol (MA), Sport Belém (PA), Baré (RR), Paragominas (PA), Trem Desportivo Clube (AL), dentre outros.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE