PUBLICIDADE

Governo de Mato Grosso apresenta na 2ª plano de ação do auxílio aos trabalhadores da Cultura

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer apresenta na próxima segunda-feira, às 15h30, plano de ação para execução da Lei Aldir Blanc, em Mato Grosso. O documento, que traz todas as ações de competência do Estado, foi aprovado na Plataforma + Brasil, ferramenta do governo Federal que operacionaliza os recursos da lei recém-regulamentada.

Dentre as ações previstas, o plano elaborado pela secretaria contempla a transferência direta do auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura, bem como editais e prêmios que abrangem todos os segmentos culturais. Com a aprovação, a previsão é que os recursos sejam liberados ao Estado até o dia 26 deste mês, conforme agenda de pagamentos do Ministério do Turismo.

“Recebemos ontem a informação de que nosso plano de ação foi aprovado pelo governo Federal. É uma etapa fundamental que conquistamos! E na apresentação desse plano, teremos a satisfação de contar com o governador Mauro Mendes, que faz questão de apoiar as iniciativas para a retomada das atividades do setor cultural mato-grossense”, informa o secretário de Estado de Cultura, Alberto Machado.

A participação do governador Mauro Mendes foi programada para o lançamento da plataforma de cadastro dos profissionais da cultura. Mas devido a um imprevisto na agenda, o evento foi adiado para a próxima segunda, sem prejudicar o início do cadastramento para solicitação da renda emergencial prevista na Lei Aldir Blanc.

“Sabemos da importância desse auxílio para ajudar a minimizar os impactos da pandemia na vida de muitos trabalhadores da cultura, por isso liberamos a plataforma de cadastro na data combinada. Nossa intenção é que esses recursos cheguem o mais rápido possível aos profissionais”, ressalta o titular da Secel.

Para se cadastrar, o profissional da cultura deve acessar a multiplataforma de soluções digitais Estado do Amanhã. A plataforma, que é gerida pela de Estado de Cultura em cooperação com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso, vai receber os dados que serão analisados, validados e aprovados para transferência de recursos diretamente aos trabalhadores.

Com formulário que atende as exigências regulamentadas pelo governo Federal, o sistema possui aparato técnico e científico do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais e do Núcleo de Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O formulário ficará aberto durante 45 dias corridos para preenchimento e envio dos dados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE