terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Com seca e umidade próxima de 20% Mato Grosso dispara na liderança de queimadas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: reproducã/arquivo)

O longo período de seca aliado à baixa umidade do ar, que tem se mantida próxima a 20%, fez as queimadas aumentarem em Mato Grosso e o estado disparou na liderança do ranking nacional contabilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por meio do Programa BD Queimadas. De janeiro (quando chovia) até hoje (seca), Mato Grosso responde por 24% dos focos de incêndio registrados no Brasil, seguido do vizinho Mato Grosso do Sul com 10,7%, do Tocantins com 8,9%, do Maranhão com 7,8% e do Pará com 7,4%.

Ao todo, o satélite referência do Inpe aponta que o Brasil, líder de queimadas na América do Sul, contabiliza 34.498 focos de incêndio. Destes, 8.750 estão registrados em cidades do Mato Grosso. Diferente dos anos anteriores, os focos estão mais distribuídos no estado, e não localizados na região norte.

Sem chuva há quatro meses, Poconé, no Pantanal, é a cidade que mais sofre, com 8,1% dos registros e 711 focos anotados. O município foi afetado com um incêndio florestal na semana passada que destruiu aproximadamente 26 mil hectares de mata e que levou fumaça até Cuiabá e Cáceres, no oeste.

No norte, Nova Maringá, com 376 focos, e Feliz Natal, com 306 registros, aparecem na sequência do ranking. Da região, ainda aparecem Nova Ubiratã e Marcelândia, na 9ª e 10ª colocação, respectivamente.

Uma das dificuldades do Estado em combater as queimadas é a falta de unidades fixas dos bombeiros miliares em cidades menores. Desde o começo desde mês, foram ativadas 24 equipes de prevenção e combate aos incêndios florestais. As guarnições desenvolvem diversas ações com impacto regional, como campanhas em mídias locais (TVs, sites, rádios), rondas ostensivas rurais, orienta a população, monitoramento de focos de calor, combates a incêndios florestais, entre outras.

Nos primeiros ciclos operacionais a finalidade é conscientizar e alertar a população do período proibitivo e as consequências do descumprimento da legislação ambiental. O planejamento é que em agosto e setembro essa estrutura seja ampliada para 37 equipes.

Atualmente o Corpo de Bombeiros tem em campo duas Equipes de Intervenção e Apoio Operacional, 11 Bases Descentralizadas Bombeiro Militar e 11 Brigadas Municipais Mistas, além de uma Equipe de Fiscalização e Perícia na região Noroeste do Estado.

Veja os 10 municípios com maior número de queimadas em Mato Grosso

1º – Poconé – 8,1% – 711 focos
2º – Nova Maringá – 4,3% – 376 focos
3º – Feliz Naral – 3,5% – 306 focos
4º – Paranatinga – 3,5% – 306 focos
5º – Gaúcha do Norte – 3,4% – 294 focos
6º – Tangará da Serra – 3% – 261 focos
7º – Cáceres – 2,6% – 226 focos
8º – Brasnorte – 2,5% – 222 focos
9º – Nova Ubiratã – 2,4% – 208 focos
10º – Marcelândia – 2,3% – 198 focos

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE