PUBLICIDADE

Governo de Mato Grosso aciona empresa para entregar 50 respiradores após decisão do STF

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governo de Mato Grosso acaba de informar que acionará a empresa Magnamed Tecnologia Médica para que faça a entrega imediata dos 50 respiradores adquiridos pelo Executivo Estadual há alguns meses. A liminar foi proferida pelo Supremo Tribunal Federal, em audiência online realizada ontem.

Por decisão unânime, o governo federal não poderá requisitar administrativamente ou proibir que a entrega seja feita diretamente pela empresa, conforme contrato. A medida foi concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso. Os equipamentos serão utilizados para auxiliar no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.

“O objeto ajuizado na ação federal era para definir isso – o Supremo deu provimento à tese do Estado e entendeu os argumentos. A empresa tem que ser acionada pelo Estado para entregar voluntariamente.  Se não entregar, o Estado irá acionar judicialmente, além de sanções administrativas, como, por exemplo, a declaração de inidoneidade do fornecedor”, explicou o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes.

O governo estadual comprou e pagou por 50 respiradores mas, quando o Estado já aguardava a entrega, o governo federal fez uma requisição administrativa de todos os equipamentos produzidos pela empresa, que atingiu os aparelhos de Mato Grosso. Por esse motivo, o Estado recorreu ao STF para que fosse garantido a entrega dos respiradores. Na primeira decisão judicial, do dia 1º de maio, o ministro determinou a entrega dos equipamentos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Audiência define medidas para regularizar área no entorno de hidrelétrica no Nortão

Uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato...

Sorriso, Lucas e Nova Mutum classificados para final da 2ª edição do prêmio Cidades Inovadoras

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...
PUBLICIDADE