PUBLICIDADE

Secretaria amplia medidas preventivas nos postos de fiscalização em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) ampliou as medidas de prevenção e orientação para evitar o surgimento de casos do novo Coronavírus a partir dos postos de fiscalização localizados na divisa de Mato Grosso com outros Estados. Em cinco dos seis postos fiscais operados pela Superintendência de Controle e Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (SUCIT), é obrigatória a parada de caminhões com cargas para verificação de notas. É uma exigência legal, sendo necessário por isso o atendimento presencial pelos servidores do órgão.

Para orientar os motoristas que precisam parar nesses postos, a Sefaz colocou cartazes informando da obrigatoriedade do uso de máscaras, com ilustrações e faixas sobre distância na fila de atendimento, quando houver necessidade. Além disso os lavatórios existentes nos postos estão sendo disponibilizados para higienização das mãos.

A Sefaz e o Sindicato dos Profissionais de Tributação, Arrecadação e Fiscalização-Siprotaf enviaram aos servidores que atuam nesses locais equipamentos de proteção e orientações de como proceder no atendimento aos motoristas e na vistoria dos veículos. O secretário adjunto de Administração Fazendária, Kleber Geraldino dos Santos, informou que será feita também a desinfecção dos postos fiscais, como mais uma medida preventiva. “Todas as medidas de segurança, conforme determinação do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, estão sendo tomadas, assim como o cumprimento dos decretos estaduais e municipais, visando garantir uma maior segurança dos servidores e dos contribuintes”, salienta Kleber Santos.

Os postos de fiscalização continuam atendendo normalmente. Mas a pandemia do novo coronavírus obrigou a Sefaz a restringir do número de servidores que trabalham nos dois maiores locais de fiscalização em termos de movimentação de veículos. Segundo Henrique Carnaúba Sangreman Lima, superintendente de Controle e Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (SUCIT) cerca de 50% dos servidores que atuam nos postos tem mais de 60 anos. “Isso implicou em desativação temporária da área física do atendimento da entrada, nos dois postos”, explicou o superintendente.

Os postos localizados no Rio Correntes (divisa com Mato Grosso do Sul) e Alto Araguaia (Goiás), estão trabalhando em apenas um dos lados das rodovias 163 e 364. A medida foi colocada em prática no início de abril.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE