PUBLICIDADE

Nova Mutum tem 21 casos de Covid-19 e secretária não descarta uso da cloroquina para tratamento

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde divulgou que aumentaram os casos do novo Coronavírus (Covid-19) em Nova Mutum, passando de 20 (ontem) para 21, sendo que 12 foram confirmados através de exames em laboratório habilitado e nove por testes rápidos. Destes, nove já estão recuperados, um hospitalizado, 10 em acompanhamento domiciliar, e houve um óbito.

Além disso, dois pacientes residentes de outras cidades foram confirmados em Nova Mutum. Ainda consta no documento, que tem um paciente considerado suspeito aguardando o resultado dos exames. Outros 31 já passaram por testes, apresentaram resultados negativos e foram descartados.

Durante a atualização dos números, a secretária de Saúde, Anke Schwabe, não descartou a possibilidade do uso da cloroquina no tratamento de pacientes com a doença. A responsável, destacou que o uso é de “estrita responsabilidade do médico, a conduta médica é que define se pode ou não usar de acordo com o estado físico e clínico daquele paciente”.

Apesar de entender que a decisão parte do corpo médico, a secretária acrescentou que “se houver necessidade e prescrição para aquisição, adquirimos sim o medicamento. Porém, é sempre de responsabilidade médica, porque ele vai avaliar tudo. Além disso, é de uso exclusivo intra-hospitalar, porque lá eles têm condições de avaliar os possíveis efeitos colaterais que o uso nesses casos pode provocar”, emendou.

Segundo Anke, o uso deve ser avaliado rigorosamente. “A cloroquina é usada numa dose muito mais alto para tratamento do Coronavírus, do que normalmente para os casos de malária que algumas pessoas fazem referência. Então não tem como falarmos que é simples e foi usado tantas vezes, curou tantas pessoas. Agora é uma nova dosagem, muito mais alta e que pode ter efeitos colaterais”, completou.

Conforme Só Notícias já informou, a secretaria Estadual de Saúde divulgou, ontem, que Mato Grosso chegou a 792 confirmações desde o início da pandemia. Destes, 396 estão isolados em suas residências e 34 na UTI (sendo 24 na rede pública correspondendo a 10,2% da capacidade). Além disso, o número de recuperados é de 307.

A pasta também confirmou as duas mortes, noticiadas ontem de manhã, de um homem, de 48 anos, que é de Andradina (SP), não consta se teria comorbidades e estava internado em Cuiabá, e de uma mulher, 60 anos, de Várzea Grande que tinha hipertensão e diabetes. O número oficial de mortos (desde 3 de abril) é de 26 sendo que 9 ocorreram nos últimos 7 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE