PUBLICIDADE

Partido aciona o STF questionando divisão territorial em dois municípios de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ajuizou ação direta de inconstitucionalidade para suspender duas leis estaduais de Mato Grosso que alteram divisas de diversos municípios, entre eles da Chapada dos Guimarães. Segundo a legenda, as alterações foram feitas “sem qualquer consulta prévia às sociedades locais”, com a justificativa de “adequação territorial”. A ação foi distribuída por prevenção ao ministro Edson Fachin, relator.

O objeto de questionamento são as leis estaduais  2016 e 2017 que teriam violado dispositivos da Constituição Federal que exigem, para o desmembramento de municípios, a realização de plebiscito com a população envolvida e a edição de lei complementar federal.

Outro argumento é que as leis estaduais violam a identidade de comunidades, alteram dados históricos e geográficos sem qualquer consulta aos principais interessados e causam insegurança jurídica e comoção entre moradores e gestores públicos. De acordo com ação, as autoridades municipais foram pegas de surpresa com as normas e não tiveram tempo hábil para promover as adequações administrativas necessárias para suportar as alterações territoriais.

Municípios históricos como Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães, conforme a argumentação, tiveram parte do seu patrimônio histórico-cultural apossado por outros entes federativos que jamais fizeram qualquer investimento público na localidade.

Não previsto quando o ministro deve julgar a ação.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Lucas: presidente diz que câmara priorizará mobilidade urbana e captação de recursos ano que vem

O presidente da câmara, Airton Callai (Republicanos), afirmou, hoje,...

Deputados aprovam orçamento de Mato Grosso para 2026 com receita prevista de R$ 40 bilhões

Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram hoje, em redação...
PUBLICIDADE