sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Carlos Fávaro já pediu diploma ao TRE e espera tomar posse no Senado até amanhã

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)

Logo após a confirmação da cassação da ex-senadora Selma Arruda (Podemos), ontem no início da tarde, pela mesa diretora do Senado, o terceiro colocado nas eleições, Carlos Fávaro (PSD), e conseguiu liminar do Supremo Tribunal Federal para assumir o mandato provisoriamente, até a realização de nova eleição, deu entrada com o pedido de diplomação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aguarda o documento para tomar posse no Senado.

De acordo com a assessoria de imprensa TRE, o pedido de diplomação foi recebido ontem, no final da tarde, e já foi encaminhado para o presidente Gilberto Giraldelli. A expectativa é que ele faça o despacho do diploma, ou documento semelhante, ainda hoje.

Esta manhã, Fávaro está em reunião com sua equipe e com advogados para tentar acelerar a posse. Por meio da assessoria de imprensa, disse que “está aguardando o cumprimento de ritos, ou seja, publicação no Diário Oficial do Senado, expedição do diploma no TRE, comunicação do diploma no Senado e posse. A expectativa é que até amanhã ele esteja como senador”.

Conforme Só Notícias informou, a posse deverá ser feita remotamente em sessão on line do Senado tão logo Fávaro apresente o diploma, com publicação no Diário Oficial, ao parlamento. A mesa diretora do Senado Federal decidiu por 5 votos a 1, pela cassação do mandato de Selma Arruda. Com isso, ela deixa o parlamento. Como seus dois suplentes haviam tido diplomas eleitorais também cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral, o Senado vai cumprir a liminar do ministro Dias Toffoli, do STF, para que o 3º colocado na eleição, Carlos Fávaro, assuma como senador até ser realizada nova eleição.

A eleição para senador estava marcada para domingo (dia 26), mas foi adiada mês passado por conta da pandemia do Covid-19 para evitar aglomerações e nova data será anunciada pelo TSE.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE