PUBLICIDADE

Mato Grosso tem leve retração das exportações no primeiro trimestre

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: arquivo/assessoria)

A pandemia do novo Coronavírus começa a afetar a economia de Mato Grosso no comércio exterior, que já registra redução, ainda tímida, nas exportações e importações na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2019. Números do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), mostram que houve uma redução de 5,9% nas vendas externas e de 7,9% nas importações. A tendência é que as vendas diminuam com o avançar da pandemia do novo Coronavírus.

As exportações, que caíram 5,9%, atingiram pouco mais de U$ 4 bilhões e representam 8,7% das vendas externas brasileiras, deixando o estado como o 4º maior exportador do país. As importações chegaram aos U$ 430 milhões, deixando a balança comercial com saldo de U$ 3,64 bilhões.

A China, pais de origem do novo vírus, reduziu as compras em 4,1%, mas continua sendo o principal parceiro comercial de Mato Grosso com 40% do mercado. A Tailândia quase dobrou as compras e assumiu o segundo lugar, com 5,5% das compras e a Indonésia, outro país asiático, comprou 76% a mais e assumiu o terceiro lugar, com 5,3% de participação.

A soja ocupa 63% das vendas externas no primeiro trimestre deste ano, seguida do algodão, com 16% e da carne com aproximadamente 10%. O milho chega a 5,6%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Soja disponível em Mato Grosso fecha o ano com queda de 3,3% no preço

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...
PUBLICIDADE