PUBLICIDADE

Entidades elaboram “manual de boas práticas” para comerciantes em Sinop devido ao Coronavírus

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

A Associação Empresarial e Comercial de Sinop (ACES) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) elaboraram uma cartilha com um “manual de boas práticas” apresentando uma série de medidas preventivas e de conscientização a serem seguidas pelos comerciantes durante a pandemia do Coronavírus. Entre as observações estão a necessidade de reforçar a higiene das lojas utilizando água sanitária ou cloro para desinfecção dos ambientes, lavar os filtros de ar condicionado todos os dias, portas abertas para deixar o ar circular; organizar a equipe para auxiliar o cliente na desinfecção das mãos na entrada da loja; e disponibilizar álcool em gel 70% para uso dos clientes e funcionários.

Consta ainda na cartilha um manual ensinando a como lavar as mãos, além da importância de disponibilizar espaço para lavar; obrigar os colaboradores a usarem EPIs (luvas e máscaras) com a ciência dos riscos acordada em documentos; dispensar das atividades presenciais os funcionários do grupo de risco sem prejuízo de seus salários; e manter a equipe reduzida trabalhando no sistema de rodízio.

O documento ainda recomenda que os empresários treinem a equipe com base no manual de boas práticas; priorize os atendimentos delivery; comunique na porta das empresas e nas mídias sociais como será o atendimento das pessoas dos grupos de risco; atenda um número limitado de clientes por vez; e demarque o chão com faixas indicativas para que as pessoas fiquem distantes na fila e não encostem no balcão. O manual ainda orienta que seja mantida distância mínima de 2 metros entre as pessoas, além de apontar os sintomas da doença.

Conforme Só Notícias já informou, parte do comércio voltou a funcionar, ontem, após a prefeita Rosana Martinelli decidir seguir  as orientações do decreto do governo de Mato Grosso e revogar a decisão que suspendia o funcionamento por 15 dias. O presidente da ACES, Klayton Gonçalves apontou que o movimento foi tímido, mas lembrou da responsabilidade de todos nesse momento.

“Algo importante para pontuar nesse momento é a responsabilidade, o vírus continua existindo na mesma proporção, então é momento de preocupação em deixar o comércio adequado, deixar o lucro para segundo lugar e lembrar da vida, observar a higienização, a forma de receber o cliente, seguir os protocolos, fazer o rodízio de colaboradores. Recebemos o voto de confiança e é muito importante”, destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE