PUBLICIDADE

Mauro Mendes diz que reforma da previdência está pronta e aguarda detalhes para encaminhar votação

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Tcheló Figueiredo/arquivo)

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), disse ontem, durante visita à Assembleia Legislativa, que a proposta de reforma da previdência está pronta e que as diretrizes principais estão aprovadas pelo Conselho da Previdência do Estado desde a metade do mês passado. O próximo passo, segundo o chefe do Executivo, é encaminhar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para o parlamento com a expectativa de estar aprovada até o final de maio.

Parte da reforma, que o governo considerou mais urgente, começou em dezembro do ano passado, quando a Assembleia aprovou a elevação da contribuição previdenciária de 11% para 14% depois de muita resistência por parte dos servidores públicos, que protestaram veementemente. Mauro Mendes disse entender que as dificuldades são naturais e que está preparado para novos enfrentamentos.

“[A reforma] Já foi aprovada no âmbito do Conselho do MT Prev e nós estamos finalizando as justificativas e os trâmites legais para entregar à Assembleia nos próximos dias. Dificuldades são naturais. Nada no Governo em 2019 foi fácil. Mas, ao final, o importante é a aprovação”, opinou Mauro Mendes.

A segunda parte da reforma deve estipular, entre outras coisas, os prazos de contribuição e as idades para aposentadoria. Apesar de enviar uma redação que considera adequada, Mauro Mendes disse respeitar as possíveis alterações a serem promovidas pelo parlamento e as classificou como “melhorias”.

“A Casa de Leis tem essa prerrogativa. O Executivo faz o projeto de lei, realiza os estudos técnicos, mas nós temos que submeter ao poder Legislativo, que é quem dá a última palavra. O Poder Legislativo ouve a sociedade, ouve os setores e o debate pode levar a melhorias e modificações”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE