
Para garantir uma dessas vagas nas olimpíadas de 2021 Matheus terá que se destacar na seletiva nacional, que terá a participação de cerca de 50 alunos de escolas públicas e particulares de todo o país. Quatro serão selecionados para a Olimpíada Ibero-Americana de Física.
IPhO é uma Olimpíada Internacional de Física na qual competem equipes de até 5 alunos por país. Participam cerca de 87 países, totalizando mais de 400 alunos, e é realizada em uma sede diferente a cada ano. A competição consiste em uma parte teórica e uma experimental. A avaliação teórica é composta por 3 problemas, com duração 5 horas, totalizando 30 pontos. A avaliação experimental é composta por dois experimentos, com duração de 5 horas, totalizando 20 pontos. A pontuação total é dada pela soma simples da pontuação de ambas avaliações.
“Nesse ano vai ser um processo preparatório que selecionaria alguns para essas olimpíadas do ano que vem. Então, vou estudar e me preparar. Se Deus quiser, serei selecionado. Participar dessa preparatória é um sinal de que todos os esforços e dedicação aos estudos estão valendo a pena”, disse Matheus, através da assessoria. O treinamento e a seleção da equipe brasileira serão feitos pelo Comitê de Seleção Olímpica Internacional da Sociedade Brasileira de Física. Matheus é o único estudante de Mato Grosso a participar dessa seletiva.
Conforme Só Notícias Já informou, Matheus foi aluno de escola pública e privada e, quando fez a prova da OBMEP , cursava o ensino fundamental na Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz. Em 2017, também passou para segunda fase e recebeu a medalha de ouro, no Rio de Janeiro, juntamente com alunos, Tabaporã e Rondonópolis.
Matheus chegou a ganhar uma bolsa na Organização Educacional Farias Brito, colégio particular no Ceará, reconhecido nacionalmente pelas expressivas aprovações no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME). O jovem já foi medalhista em olimpíada de física e estuda para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) competição que seleciona os estudantes que representarão o Brasil em disputas internacionais.


