PUBLICIDADE

Aumenta 47% número de atendimentos no Procon em Mato Grosso; serviços essenciais lidera ranking

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: reprodução/arquivo)

Em 2019, entre o dia 1º de janeiro e 31 de dezembro, o Procon realizou 42.848  atendimentos, o que representa um aumento 47.52% em relação a 2018. Por meio do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), em que consumidor faz sua reclamação de forma presencial, foram 26.952 reclamações. Pela plataforma de atendimento on-line consumidor.gov.br foram 15.896 registros no ano.

No Sindec, a área “Serviços Essenciais” fechou o ano com 16.167 reclamações, ocupando o primeiro lugar no ranking do atendimento presencial. Dentro desta área, o assunto “energia elétrica” fechou o ano com 9.437 reclamações, sendo “cobrança indevida/abusiva” o problema mais reclamado – representando quase 90% dos registros dentro do assunto energia. Em seguida aparecem os assuntos “água e esgoto”, com 3.694 reclamações, e “telefonia celular”, com 1.946.

Já pelo consumidor.gov.br o maior número de reclamações foi sobre serviços financeiros, categoria que abrange bancos, cartões de crédito e demais instituições financeiras. Em todo o ano, foram 5.918 reclamações nessa categoria. Em segundo lugar, pela plataforma, aparece o serviço de telecomunicações (TVs por assinatura, internet, telefonia), com 5.286 registros.

Na avaliação da secretária adjunta do Procon, Gisela Simona, “atos de gestão implementados no órgão foram fundamentais para o aumento dos índices e da credibilidade do Procon junto à população”. Entre eles a mudança de endereço em março de 2019, quando a instituição foi transferida da Arena Pantanal para o prédio do antigo Sine, na Avenida General Vale, região central de Cuiabá, facilitando o acesso da população ao serviço.

Além disso, a gestora destaca a maior agilidade na resposta aos consumidores; o trabalho de comunicação, com conteúdos atuais e de impacto na vida dos consumidores; e a adesão de novos fornecedores à plataforma virtual consumidor.gov.br .

O resultado positivo também teve influência do Mutirão da Negociação, versão online, em que os consumidores com dívidas junto a bancos e demais instituições financeiras tiveram condições especiais pela plataforma www.consumidor.gov.br . Ao todo, foram 867 pedidos de renegociação em cinco dias de campanha.

Em dezembro de 2019, o Procon registrou 3.968 reclamações de consumidores, sendo 2.477 realizados presencialmente pelo Sindec, e 1.491 online, pela plataforma www.consumidor.gov.br.

Via Sindec, a área “Serviços Essenciais” também se manteve na liderança de reclamações, com 1.627 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores foi “Energia Elétrica”, que fechou dezembro com 1.175 registros, sendo que o problema mais reclamado foi “cobrança indevida/abusiva”. Na sequência de assuntos estão “Água/Esgoto”, com 251 registros; seguido de “Telefonia Celular”, com 129 reclamações.

A área “Assuntos Financeiros” ocupou a segunda colocação de dezembro, com 354 reclamações, sendo: 107 registros para “Banco Comercial”, 82 para “Financeira” e 81 para “Cartão de Crédito”. Na terceira posição, a área “Produtos” ficou com 244 registros.

Já pelo atendimento online, via consumidor.gov.br, o maior número de reclamações ficou com “Serviços Financeiros”, que fechou o mês com 555 registros, seguido de “Telecomunicações”, que teve 466 reclamações em dezembro de 2019.

Integram o banco de dados do Procon os registros efetuados na sede do órgão, em Cuiabá, nos postos de atendimento (Ganha Tempo da Praça Ipiranga, Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping e da Assembleia Legislativa), além dos registros realizados via consumidor.gov.br .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolvendo carro deixa um morto em rodovia de Sinop

Uma mulher, identificação ainda não confirmada, morreu há pouco,...

Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Sinop: condutora desvia de buraco e carro capota em via

O Chevrolet Classic capotou, hoje, na estrada Nanci, via...

Homem é atropelado por caminhonete e morre no Nortão

Um homem identificado como Ramão Martins da Cruz, de...
PUBLICIDADE