PUBLICIDADE

Juiz absolve ex-prefeito no Nortão acusado de usar informativos para se promover

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

O juiz Glauber Lingiardi Strachicini julgou improcedente uma ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o ex-prefeito de Nova Ubiratã (165 quilômetros de Sinop), Osmar Rosseto. A Promotoria acusou o ex-gestor e o ex-secretário municipal de Saúde, Marco Antônio Felipe, de se autopromoverem por meio de informativos “oficiais” pagos com recursos do município.

Conforme a denúncia, os materiais produzidos pela assessoria de imprensa continham informações sobre obras da gestão, ao lado de fotos e nomes de Osmar e Marco Antônio. Para o Ministério Público, houve “propaganda pessoal” e atos de improbidade administrativa. No pedido, o órgão requisitou ainda que os dois, além da condenação, pagassem por dano moral coletivo.

O juiz entendeu, no entanto, que, embora constasse os nomes dos requeridos, os informativos “foram objetivamente elaborados” e continham “apenas de conteúdo orientativo e informativo das ações, obras e feitos governamental, tornando público os atos da administração, sem intenção de autopromoção. Ademais, não restou evidenciado o “dolo” na conduta dos agentes públicos, elemento essencial à procedência do pedido de condenação por improbidade”.

O magistrado ainda destacou que Osmar e o ex-secretário “não foram de qualquer forma beneficiados com a alegada publicidade, seja mediante dano ao erário ou no âmbito eleitoral. Consigno que foram impugnados apenas  cinco informes realizados durante a gestão, o que corrobora a inexistência de excesso da utilização do meio informativo”.

O Ministério Público ainda pode recorrer da sentença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE