PUBLICIDADE

Operação Abafa Amazônia identifica queimada consumindo mata nativa em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (fotos: reprodução e assessoria)

Peritos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) constataram ontem, que pontos consideráveis de área foram devastados por incêndios florestais e muitos focos ativos ainda consumiam as ‘matas nativas’. O diretor regional da Sema-Sinop, Gabriel Conter de São José, que acompanhou o sobrevoo com a equipe de monitoramento na região leste do município apontou que em  vários pontos havia muita fumaça comprometendo a visibilidade dos peritos. Não foram estimados quantos hectares acabaram sendo atingidos.

A segunda fase da operação Abafa Amazônia, das secretarias de Estado de Segurança Pública e de Meio Ambiente (Sema) para reduzir crimes ambientais e queimadas começou no dia 3. Agora, as ações serão concentradas nas regiões de Marcelândia (170 km de Sinop), Cláudia e União do Sul.

A primeira fase foi nas regiões de Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Paranatinga e Sorriso. De acordo com a secretaria estadual de Segurança Pública, foram aplicadas R$ 23 milhões em multas por crimes ambientais. Fiscais constataram uso de fogo em 8, 9 mil hectares, redução considerável de -56%, se comparado com ano passado, onde foram 20,2 mil hectares. O uso de fogo com desmate atingiu 4, 3 mil hectares, em 2018, foram 8,3 mil. Por outra lado o desmate aumento de 1.093,38 para 5.187,88. Foram fiscalizados 18.462,79 hectares de área.

O governo prorrogou a proibição das queimadas (que terminaria no próximo domingo) até 15 de novembro e, ontem à tarde, decretou estado de emergência em Mato Grosso devido ao aumento no número de focos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Politec procura familiares de três homens que já foram sepultados em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...

Justiça de MT e concessionária realizam mutirão de conciliação de dívidas

O Poder Judiciário de Mato Grosso e a concessionária...

Governador convoca mais 57 agentes para o Sistema Socioeducativo de MT

O governador Mauro Mendes convocou mais 57 agentes para...

Abertas as inscrições para os cursos de gesseiro e comprador em Lucas

A secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas...
PUBLICIDADE