sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Prefeita de Sinop sanciona lei e cria fundo municipal para apoio aos pequenos produtores

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Ademir Specht/arquivo)

A prefeita Rosana Martinelli (PR) sancionou o projeto, aprovado pela câmara de vereadores, que cria o Fundo Municipal de Apoio ao Pequeno Produtor Rural. O objetivo, conforme consta na lei, é captar recursos de convênio, parcerias, serviços da patrulha mecanizada, comercialização de sementes, mudas de espécies vegetais e produção das unidades de pesquisa. Os valores serão utilizados para promover o desenvolvimento rural no município.

O Fundo Municipal terá natureza contábil e objetivo específico de “facultar os meios necessários para promover o desenvolvimento rural, e aumentar e diversificar a produção de alimentos”. Os recursos captados serão investidos em custeio e compra de máquinas e equipamentos da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Também irá contemplar políticas públicas voltadas ao setor e programas de desenvolvimento rural, cursos, palestras, simpósios, dias de campo, e treinamentos da equipe técnica da pasta e pequenos produtores rurais, além da manutenção e desenvolvimento de ações do Viveiro Municipal.

O projeto deve beneficiar produtores que são proprietários, individual ou coletivamente, de áreas de até 100 hectares, que residam no estabelecimento ou comunidades rurais e que tenham renda de até 80% constituída pela exploração agropecuária. O Fundo será administrado por um comitê gestor, composto por três representantes da Sedec, que serão nomeados por decreto, e dois representantes do Sindicato Rural (emenda apresentada pelo vereador Luciano Chitolina), com o gerenciamento orçamentário feito pela secretaria municipal de Finanças.

Na mensagem ao projeto enviado à câmara, Rosana afirmou que o objetivo era “maximizar as políticas públicas para a agricultura, fortalecendo a participação do município nas iniciativas territoriais existentes e em construção, com vistas a estimular o setor agrícola, definindo diretrizes e prioridades do desenvolvimento rural sustentável para Sinop”. A proposta foi feita encaminhada pela prefeita ao Legislativo, em julho deste ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE