PUBLICIDADE

Presidente de comissão no Senado cobra do MEC implantação da Universidade Federal de Rondonópolis

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Ana Volpe/Agência Senado)

O presidente da Comissão de Educação do Senado, Dario Berger (MDB-SC), cobrou, ontem, do Ministério da Educação a implantação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – assim como de outras quatro universidades criadas no ano passado. A comissão acolheu emenda do senador Wellington Fagundes ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em tramitação no Congresso Nacional, para serem criados os cargos de reitor e pró-reitor – última etapa necessária a definitiva implantação das ‘novíssimas universidades’.

A criação desses dois cargos em cada universidade, segundo Fagundes, terá baixo impacto no Orçamento e já foi discutido nos ministérios de Educação e também no de Economia. A reunião a ser marcada pela CE “será fundamental para tratar dessas definições”, de acordo com o senador mato-grossense.

Até a próxima semana, deverá ser marcada uma audiência da comissão com o ministro Abraham Weintraub para tratar especificamente da questão da universidade em Rondonópolis.  O senador mato-grossense lembrou que já no ano passado foram criadas as unidades orçamentárias, mas que a UFR não tem como fazer a sua execução de forma independente, já que faltam os cargos de reitor e pró-reitor para dar andamento no processo de desvinculação da Universidade Federal de Mato Grosso, a UFMT. “Sem essa autonomia, não podemos avançar na criação de novos cursos, voltados à vocação regional, como se pretende” – explicou Fagundes, ao destacar as potencialidades da região Sul/Sudeste do Estado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE